Comer carne vermelha só de 15 em 15 dias, diz estudo que causa polêmica

O consumo de carne vermelha recomendado pela pesquisa é bem menor do que a realidade de muitos brasileiros. Entenda o motivo da recomendação.



Uma pesquisa da Universidade de Ciências Econômicas e Empresariais de Viena, em parceria com o Fundo Mundial pela Natureza, recomenda a importância de reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Veja o resultado da pesquisa e por qual razão o consumo de carne vermelha é recomendado somente a cada 15 dias.

Leia mais: Tem mais de 50 anos? É bom repensar o consumo de carne vermelha, viu

Segundo o estudo, reduzir o consumo de alimentos de origem animal pode ajudar a combater as mudanças climáticas. A pesquisa propõe uma nova dieta, que pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas que não abrem mão do consumo de carne vermelha na alimentação diária.

Consumo de carne vermelha

Pelos dados coletados na pesquisa, o ideal seria limitar o consumo de carne vermelha. Os pesquisadores apontam que a recomendação ideal é de uma vez a cada 15 dias.

Não fica só na carne vermelha. Tem recomendação também sobre o consumo de outros alimentos de origem animal. Os dados da pesquisa da Universidade de Ciências Econômicas e Empresariais de Viena trata ainda da quantidade de ovos ingerido e até da carne branca e do leite.

Segundo a pesquisa, o ideal é o consumo de uma porção de carne branca por semana. Além disso, não mais que dois ovos a cada sete dias. Ainda, somente uma porção de produtos lácteos por dia.

A pesquisa leva o nome de “Pirâmide Alimentar 2.0”. Por ela, a sugestão é que as pessoas aumentem a proporção de cereais, batatas, legumes, frutas secas e óleos vegetais.

Gases de efeito estufa

Os dados mostram que a produção de alimentos é responsável por mais de um terço dos gases de efeito estufa e 70% da perda de biodiversidade terrestre. Outro ponto indicado pelos pesquisadores da Universidade é que 80% do desmatamento são causados pelos setores de alimentos, transporte, estoques e resíduos.

Por isso, com base nos resultados da pesquisa, além de reduzir o consumo de carne vermelha a população mundial precisa de uma mudança nos hábitos alimentares para conter o aquecimento global.




Voltar ao topo

Deixe um comentário