O 5G já foi implementado em todas as capitais brasileiras, possibilitando então uma conexão móvel super-rápida que pode baixar filmes em segundos! A chegada desse tipo de conexão trouxe bons resultados no mês de janeiro deste ano, com um aumento de acessos por 5G pelos brasileiros.
Leia mais: 5G: Anatel divulga lista de 347 novas cidades que ganharam o sinal; veja se a sua está na lista
A modalidade conhecida como 5G “puro” apresentou uma taxa de 17,8%, o que equivale a 3,6 milhões de acessos. A tecnologia traz uma velocidade de conexão ultrarrápida, até cem vezes mais veloz do que o 4G e baixíssima latência, ou seja, curto tempo de resposta entre um comando e a execução da ação, conforme explica o Governo Federal.
O 5G puro ou 5G SA (Standalone), como é chamado pela indústria, opera somente com antenas e núcleos da própria rede, diferente de outras modalidades como o 5G NSA (Non Standalone) ou 5G não-puro, que aproveitam parte das antenas e de outros equipamentos do 4G para funcionar.
As modalidades mostraram crescimento de uso no final de janeiro. De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 3,6 milhões de acessos foram feitos pelo 5G “puro”. É um aumento significativo de 17,8%, enquanto 2,7 milhões de acessos foram realizados utilizando a DSS, um 4G evoluído, com crescimento de 0,7%.
Operadoras apresentam números expressivos
O ranking divulgado pela Anatel mostra que a TIM, Vivo e Claro estão ocupando os três primeiros lugares da lista, respectivamente. A TIM lidera com 1,4 milhão de clientes 5G, que equivale a 39% do mercado brasileiro.
Já a Vivo ocupa a segunda posição com 1,1 milhão de consumidores. A Claro, por sua vez, alcançou o terceiro lugar com 1,6 milhão de acessos; porém, na categoria 5G DSS, ela encabeçou o ranking com 1,6 milhão de acessos.
A categoria 4G continua popular entre os brasileiros. Embora não tenha conseguido acompanhar o crescimento das outras, a tecnologia ainda apresenta altas taxas de uso que representam 196 milhões de acessos só no mês de janeiro.
Dessa vez, no 4G, a Vivo abriu o ranking com 97,9 milhões de acessos, enquanto a Claro ocupou o segundo lugar e a TIM, o terceiro. O 3G também continua em atividade com 24,1 milhões de aparelhos utilizando a conexão neste ano.
Usuários da Apple podem testar 5G em iPhone
Agora, os celulares iOS 16.4 beta incluem em seu sistema o suporte necessário para a nova rede 5G Standalone (SA) na faixa de 3,5GHz, que está disponível apenas para as operadoras de Vivo e TIM. A novidade é aguardada desde julho de 2022, no momento que a Anatel iniciou o processo que possibilitaria o sinal de 5G nas capitais do Brasil.