scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido: Lula, Bolsonaro e Michelle também têm direito ao Valores a Receber

Personalidades fazem parte do grupo de 38 milhões de pessoas que tem algum valor a receber, aponta a entidade.



O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central reabriu na última terça-feira, às 10h. Com ele, é possível sacar dinheiro que foi esquecido em bancos e outras instituições financeiras. Aproximadamente 38 milhões de pessoas esqueceram alguma quantia. Entre elas, estão algumas celebridades e até grandes figuras da política.

Leia mais: Saque do dinheiro esquecido liberado: veja se você tem valores a receber

Personalidades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, bem como nove governadores, fazem todos parte desse grupo. As informações estão disponíveis no sistema. Veja mais sobre o assunto ao longo do texto.

Entre os governadores que apareceram na lista, estão:

  • Eduardo Leite (PSDB-RS);
  • Ratinho Jr (PSD-PR);
  • Ibaneis Rocha (MDB-DF);
  • Eduardo Riedel (PSDB-MS);
  • Paulo Dantas (MDB-AL);
  • Raquel Lyra (PSDB-PE);
  • Rafael Fonteles (PT-PI).

Figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assim como os filhos Eduardo e Flávio, não têm nenhum valor “esquecido”, contudo um dos seus filhos mais novos, Carlos Bolsonaro, faz parte da lista.

Minoria tem mais de mil reais receber

De acordo com as informações divulgadas pelo BC, o montante esquecido chega a R$ 6 milhões e está disponível para 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas. Até o momento, 643.105 brasileiros têm mais de mil reais para sacar por meio do SVR.

A entidade ainda informa que 29.282.110 contas detêm valores de até R$ 10, o que está representando um percentual de 62,55% do grupo total. Já 12.195.837 contas disponibilizam até cem reais, o que equivale a 26,05% do total. Por fim, 4.694.862 contas dispõe de quantias de até mil reais.

Vale ressaltar que os saques já começaram.

Para consultar as quantias, é necessário que os usuários acessem o sistema informando a data de nascimento e o CPF. Desse modo, é possível verificar que há algum dinheiro esquecido em bancos com contas já encerradas.

Um ponto importante destacado pelo BC é que o único site destinado a esta verificação dos valores é o oficial (https://valoresareceber.bcb.gov.br). Com ele, é possível saber qual é o passo a passo de devolução das quantias para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo aquelas falecidas.

Agora, para saber qual é o valor exato que está guardado, o usuário terá que realizar login com a conta do Gov.br.

Saques foram liberados no dia 7 de março

A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril do ano passado, assim como os saques. Ainda de acordo com o Banco Central, 19,7 milhões de consultas foram contabilizados nos primeiros dias de reativação de buscas. Será autorizado o saque dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.

Para sacar, é preciso que os brasileiros aguardem. Após o saque ser liberado, 300 mil pessoas estavam na fila de espera às 10h11. Até a tarde, por volta das 16h, o número caiu para 60 mil pessoas. O tempo de espera passou para três minutos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário