Basta estacionar o veículo em uma rua bem arborizada para se parar com vários excrementos de aves sobre toda a lataria e vidros. Em alguns horários do dia essa situação fica ainda mais grave. Por isso, uma dúvida que pode surgir na mente dos motoristas é: cocô de passarinho estraga a pintura do carro? Entenda melhor o assunto a partir de agora.
Veja também: Não podem estragar: 5 carros mais caros para consertar em 2023
Cocô de passarinho estraga a pintura do carro? Entenda
Primeiramente, é importante entender que o cocô de passarinho contém fezes e urina do animal. As duas substâncias são excretadas através da cloaca e a urina desses animais costuma ser bastante ácida.
Por conta disso, a verdade é que o cocô de passarinho estraga a pintura do carro, mas isso pode depender de alguns fatores. Ou seja, não precisa se desesperar por notar a presença de um ou outro ponto de excremento de pássaro no carro.
O que acontece quando o cocô do passarinho entra em contato com o carro?
O cocô de passarinho estraga a pintura do carro por conta da sua acidez. Assim que entra em contato com a pintura, ele começa a queimá-la, já que possui poder de corrosão. Em dias quentes e ensolarados o dano pode ser ainda pior, já que o calor faz com que a tinta do carro se expanda.
Se não for removido com a maior rapidez possível, o cocô de passarinho estraga a pintura do carro e pode deixar marcas permanentes no local em que caiu.
O que fazer para diminuir os danos?
Caso note a presença de cocô de passarinho na pintura do carro, você deve limpá-lo imediatamente e nunca deixar para o dia seguinte.
Sempre mantenha o carro encerado para criar uma fina película de proteção no veículo. Isso vai ajudar a preservar a pintura original do seu carro.
Sempre procure locais cobertos e longe de árvores para estacionar seu veículo.
Utilize água e um pano macio para remover a sujeira deixada sobre o carro e efetue lavagens completas com certa frequência.