Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início ao bloqueio de alguns serviços de TV Box e IPTVs ilegais no Brasil. São os chamados aparelhos piratas. As medidas adotadas pela agência devem afetar mais de 7 milhões de equipamentos. Veja como conferir se a sua TV Box é autorizada.
Leia mais: Respire fundo se você tem uma TV Box e acredita que ela seja ILEGAL
O uso dos modelos ilegais é muito comum no Brasil. A princípio, muitos consumidores dão preferência para elas por causa do custo, que é mais baixo do que os dos serviços autorizados pela Anatel. No fim, se reflete como aquele velho barato que sai caro. E pior: isso pode, inclusive, comprometer a segurança dos seus dados.
Bloqueio de TV Box pirata
Ao usar os aparelhos piratas, as pessoas compartilham as informações por meio de canais que não são confiáveis. Segundo a Anatal, a decisão de fazer o bloqueio da TV Box não vai resultar no recolhimento de nenhum aparelho.
O que vai mudar na prática é que as pessoas terão o sinal bloqueado, ou seja, não irão mais conseguir o acesso aos serviços oferecidos por meio da TV Box pirata. Se você tem dúvidas se usa ou não uma versão ilegal, saiba que a orientação é conferir se o seu o aparelho está legalmente autorizado com um selo da Anatel.
Também é possível verificar isso pelo site da agência.
O bloqueio dos IPTVs ilegais se dá a partir do corte dos protocolos virtuais utilizados no sistema. Outra forma de confirmação é por meio da plataforma Mosaico, que é da própria Anatel, que pode ser usada para verificar se um determinado equipamento é homologado.
A agência também recebe denúncias, mas explica que o órgão só verifica os casos de grupos, não individuais: “A gente não quer pessoas em específico, mas uma rede de aparelhos. As denúncias costumam detalhar, por exemplo, fabricante, modelos e os servidores que eles acessam”, declarou o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius.
Para conferir o seu aparelho, veja o passo a passo na Mosaico:
- Veja o número de registro que consta no selo do aparelho;
- Em seguida, acesse a plataforma Mosaico;
- Digite o número de registro no campo “N° de homologação/Certificado (legado)”;
- Clique em “Filtrar”;
- O resultado deverá aparecer logo abaixo do campo de pesquisa.