As pessoas que são naturalmente manipuladoras usam algumas táticas para conseguir o que querem. Claro, sem que os outros percebam. Elas dominam a estratégia da enganação. Não pense que é fácil identificar alguém assim, especialmente se ele “entrou no seu coração”. Veja só como passar a identificar quando estiver sendo manipulado.
Leia mais: Magnéticos ou manipuladores? É impossível resistir à influência destes signos
Estamos falando de táticas que essas pessoas aprendem para controlar todas as situações e para conseguir o que tanto desejam. A vítima de manipulação sofre consequências até mesmo seríssimas. Sem falar dos traumas.
Acorde! Você está sendo manipulado
Você pode não ter percebido, talvez pelo excesso de amor, mas o seu parceiro pode estar se manipulando. Isso é notado nos detalhes. Por exemplo: já se sentiu pressionado a fazer algo que não gostaria? Este é um sinal de alerta!
As pessoas manipuladoras encontram “jeitinhos” de influenciar as suas emoções e de provocar sentimentos de medo, culpa, insegurança e muitos outros totalmente paralisantes. É assim que elas se tornam falsos portos seguros.
É comum que os manipuladores tentem questionar ou invalidar os seus pensamentos e sentimentos. Tudo o que você diz é questionado, de forma a te levar a repensar se a situação é mesmo como você tem notado que está sendo. Sendo assim, tenha cuidado com essa estratégia perigosa, porque pode te levar à loucura.
Aqueles que agem com a intenção de manipular usam mais uma técnica, que é destacar os seus erros e usar as suas falhas contra você. Se for alguém muito próximo, a pessoa pode saber qual é o seu ponto fraco e usar essa informação a favor dela.
Outra coisa: os manipuladores também são ótimos em se fazer de vítima, principalmente quando sabem que estão completamente errados. Atenção a mais este sinal! Eles também mentem com muita facilidade.
Ao identificar alguns desses indícios, tente avaliar a situação e busque formas de se distanciar. Não importa se está notando isso em um relacionamento amoroso, nos amigos ou no trabalho. Seja onde for, proteja a sua saúde mental.
Se for preciso, busque a ajuda de amigos e até de profissionais.