É possível perceber todos os anos que determinados apelidos ganham certa popularidade nos cartórios do Brasil. Essa “moda” acaba entregando a geração em que a pessoa nasceu sem que precisemos entrar em detalhes. Esse é o caso dos nomes que estão em alta há um tempo, como Valentina, Don, Bento e Enzo, que até viraram memes.
Leia mais: Dryfth, Fredeildo e mais: nomes bizarros bombam na web e viram memes
Entre os fatores que podem influenciar na escolha dos nomes dos recém-nascidos, estão aqueles dados aos personagens de séries, novelas, filmes, presentes em músicas ou até mesmo de personalidades públicas que causaram um grande impacto. Nos últimos anos, um fato curioso tem sido levantado como assunto nos cartório.
Os pais tem adotado essas abreviações como nomes de batismo para as crianças, seja pela facilidade de pronunciar e escrever o nome ou pelo fato de os apelidos sempre acabarem se tornando a forma pela qual os indivíduos são chamados e conhecidos. Sendo assim, eles estão sendo cada vez mais registrados no Brasil.
Esse é o caso do Leo, Theo e também da Malu.
Por que os apelidos estão se tornando nomes?
São formas carinhosas de chamar alguém que, por vezes, acabam se tornando o “termo” mais utilizado. Muito mais até que o próprio nome da pessoa. Isso pode ocorrer por diversos motivos, seja pelo fato de o apelido ser mais fácil de memorizar, mais carinhoso, mais engraçado ou pela preferência de seus responsáveis.
Dessa forma, mesmo que muitos possam ganhar outros depois de ter crescido, os apelidos de infância acabam criando uma identidade para a pessoa. E você, aprova a ideia? Cansou de nome composto e quer algo mais curtinho, mas muito charmoso? Veja essas opções populares.
Bel: diminutivo de Isabel, Isabela ou Belinda, tem como significado “consagrada a Deus” ou “a bonita”;
Malu: geralmente é a junção dos nomes Maria e Luíza ou Maria e Lúcia e representa “elegância” e “delicadeza”;
Leo: abreviação de Leonardo, que pode ser relacionado à coragem e força;
Theo: abreviação popular de Teodoro, que significa “presente de Deus” ou “dádiva divina”;
Chico: diminutivo de Francisco, que está ligado aos termos “homem livre” ou “o francês”;
Liz: diminutivo do nome Elizabeth, ligado às preces religiosas “Deus é abundância” ou “meu Deus é juramento”;
Manu: utilizado tanto para homens quanto para mulheres, é o diminutivo de nomes como Manuel e Manuela, que significam “o escolhido” ou “abençoado”;
Guto: diminutivo de nomes como Augusto ou até mesmo de Gustavo, que significa “sagrado” ou “venerável”.