O mercado de trabalho busca por pessoas com habilidades que combinem com o mundo atual, dinânico e de mudanças constantes. Algumas características chamam bastante a atenção e são colocadas à prova em vários momentos que você estiver atuando.
Veja também: 4 características que toda pessoa INTELIGENTE possui em comum
O que era procurado há 10 anos, talvez não seja tão procurado como hoje. No entanto, algumas qualidades nunca saem de moda e continuam sendo úteis em qualquer momento. Vamos dar uma olhada nelas.
1. Curiosidade
Pessoas curiosas procuram saber cada vez mais. Sua curiosidade, grande parte das vezes, pode ser a solução de um problema e atuar em prol da proatividade.
Quanto mais curioso alguém é, maior o seu conhecimento. O conhecimento no mercado de trabalho é muito valioso, especialmente em empresas que a todo o momento lançam novidades ao público. Dessa forma, independentemente da área de atuação do seu desejo, ser curioso é e continuará sendo útil.
2. Habilidades para o mercado de trabalho: criatividade
Juntamente com a curiosidade, a criatividade é uma ótima combinação. Pessoas curiosas costumam também ser criativas, mesmo que em medidas diferentes. Em outras palavras, há quem diga que a criatividade só é possível pela curiosidade.
A criatividade é uma habilidade valorizada pelas empresas e pelos empregadores, ela leva a resolução de problemas e a novos produtos e serviços. Ou seja, grande parte das tecnologias que hoje utilizamos é fruto da criatividade.
3. Comunicação objetiva
Com as redes sociais, o peso da comunicação mudou. O mesmo vale para o seu estilo. Dessa forma, há novas formas de se comunicar com o público. É fato. Ou seja, o melhor comunicador consegue gerar vendas e aprovação.
Além disso, em momentos de dificuldade, a questão continua semelhante. Quando algo complicado vem à tona, quem é o escolhido para lidar com a situação, é um bom comunicador ou uma equipe de pessoas que consigam se comunicar bem.
4. Adaptabilidade é uma das habilidades para o mercado de trabalho
O ser humano é adaptável. Como podemos ver na história, a adaptação nem sempre é algo planejado. Para quem lida com ela, envolve também um controle emocional em conseguir gerir da melhor forma possível algo que você não foi designado a fazer, pelo menos inicialmente.
Em suma, uma pessoa adaptável consegue fazer mais de uma função e está apta a fazer ainda mais, caso necessário. Ela está preparada e pronta à disposição. Ou seja, pessoas adaptáveis costumam ser bem valorizadas por sua flexibilidade!
5. Pensamento crítico
Pessoas com pensamento crítico não têm medo de darem a sua opinião. É evidente que elas possuem um cuidado imenso em serem respeitosas e não rebaixar ninguém. Dessa forma, elas compartilham suas vidas com colegas de trabalho, o clima deve ser bom.
Ao mesmo tempo, a existência de alguém com pensamento crítico serve para identificar problemas e tomar decisões mais inteligentes, além de também analisar o cenário e saber fazer da melhor forma possível, tudo em equipe.