Após um escândalo no qual ficou evidente um rombo de R$ 20 bilhões em suas contas, a Americanas tem vivido grandes desafios para conseguir manter as suas operações e não perder os seus clientes. Não é para menos que a companhia está passando no momento por um processo de recuperação judicial no valor de R$ 40 milhões.
Leia mais: Páscoa a salvo: Americanas toma medida para garantir produtos nas prateleiras
Ele envolve dívidas com fornecedores e bancos.
Americanas está em maus lençóis
A empresa tem até o dia 19 de março para apresentar um plano de recuperação aos seus credores, contudo os clientes do Moinhos Shopping, em Porto Alegre, se depararam com a loja coberta por papéis e visivelmente fechada. Uma outra situação relatada, também no sul do país, foi a desocupação de quase metade do dentro de distribuição que a empresa possui em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.
Como fica a situação dos funcionários?
Após ser questionada pelo jornal Gaúcha ZH, a Americanas informou que o fechamento da unidade do Moinhos Shopping é somente temporária. Em resumo, o intuito é que a loja passe por reformas pontuais. Já ao Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec PO), a empresa informou que nenhum dos 15 funcionários empregados na loja será demitido, ou seja, não há uma demissão prevista.
Além disso, o presidente da Sindec-RS, Nilton Neco, afirmou que esses trabalhadores serão encaminhados a outras operações. Ele ainda afirmou que o Moinhos Shopping solicitou parte do espaço onde fica a Lojas Americanas.
Por fim, a nota enviada pela Americanas para o Gaúcha ZH diz:
“A Americanas informa que o fechamento temporário da unidade do Shopping Moinhos, localizada em Porto Alegre (RS), foi motivado por reformas e faz parte de uma estratégia de otimização de espaços já em andamento desde o ano passado. Durante este período, os clientes poderão continuar adquirindo produtos e serviços disponíveis em diversas unidades da Americanas próximas e também no site e app da marca.”