Um recurso muito aguardado pelos usuários do WhatsApp já começou a ser testado pelos usuários beta do aplicativo. Nos últimos dias, essas pessoas informaram que estão testando uma ferramenta que permite a edição de mensagens já enviadas. Percebeu que cometeu um erro após enviar a mensagem? Agora você poderá editá-la!
Leia mais: Usuários pediram, o WhatsApp ouviu: imagens agora viram figurinhas no app
Infelizmente, ainda não há previsão para que a opção seja disponibilizada para todos os usuários. A boa notícia é que ela já está disponível na versão 23.4.0.75, exclusiva para testes em smartphones que usem o sistema iOS.
Como irá funcionar a nova ferramenta do WhatsApp?
De acordo com as informações divulgadas pelo portal WABetaInfo, a ferramenta em teste indica que a edição das mensagens enviadas poderá ser realizada em até 15 minutos após o envio, ou seja, haverá um limite de tempo para que o texto enviado possa ser modificado.
Em geral, a ferramenta será disponibilizada apenas para quem utilizar a versão mais recente do WhatsApp, que chegará com um anúncio sobre a edição. Apesar disso, o mensageiro não será o primeiro a oferecer essa funcionalidade. O Facebook usa um recurso semelhante, onde é possível acessar edições que foram feitas no texto.
Em contrapartida, a especulação acerca da nova funcionalidade do aplicativo afirma que a edição de mensagens poderá se dar também em legendas e descrições de vídeos que foram compartilhados no mensageiro.
Já existe uma data para o lançamento da ferramenta?
Mesmo já estando em fase de execução com os usuários da versão beta, o WhatsApp ainda não informou qual é a previsão de lançamento oficial do seu editor de mensagens. Isso se dá por causa da complexidade e do uso das funções, que devem ser testadas pelos usuários a fundo para que encontrem erros e façam algumas melhorias.
Uma vez que tal teste já estar sendo realizado, a expectativa é de que não demore muito para que a função seja liberada para os demais usuários. Além desse ponto, uma outra dúvida que incomoda é se a edição de textos será liberada primeiramente apenas para o iOS ou se já será disponibilizada também para o Android.
Ainda não há informações que esclareçam essa questão. No geral, fique atento à próxima atualização.