O papel alumínio é feito, como você pode imaginar, de folhas finas de alumínio. Elas são laminadas e ficam extremamente finas. Ele é usado de diversas maneiras, principalmente na cozinha, por ter alta resistência à umidade e ao calor, mas é preciso ter cautela. Veja agora por qual razão você deve evitar colocar o papel alumínio no fogão.
Leia mais: O TRUQUE do ovo cozido perfeito que só os chefes de cozinha sabiam
Ele é muito usado na cozinha para embrulhar os alimentos, seja na hora de cozinhar ou de armazenar. O papel em questão também é muito utilizado na hora de cobrir as bandejas onde há comida para assar e até mesmo para proteger o fogão ou a grelha de respingos de gordura e molhos.
Riscos do papel alumínio no fogão
O que muita gente não sabe é que, apesar de muito usado, o papel no fogão promove alguns perigos. A orientação é evitar de colocar o papel no fogão por ser uma prática muito perigosa e até prejudicial. A primeira razão é que ele conduz muito bem o calor. Isso pode trazer sérios riscos de queimaduras mais graves.
Em algumas situações, até de incêndios, se estiver muito perto das chamas. Um outro ponto que merece cautela é que a distribuição irregular do calor pode prejudicar o cozimento de alguns alimentos, que ficam em pontos diferentes ou queimados. Tem quem reclame também que o papel alumínio deixa marcas no fogão.
Pois é! Especialmente em chapas de metal, que são difíceis de remover. Por essa razão, a dica é priorizar outros materiais que têm a mesma proposta de proteger o fogão dos respingos de gordura e alimentos.
Opte por comprar os protetores de fogão específicos para este fim ou ainda, para não gastar nenhum valor extra, use uma saída mais simples, que é limpar o fogão depois de cada uso. É essencial ter alguns cuidados para não colocar ninguém em risco e reduzir as chances de queimaduras.
Lembre-se sempre de seguir as recomendações do fabricante.