Já imaginou trocar uma moeda de 50 centavos por 4 mil reais? Com certeza você já se imaginou ganhando uma bolada sem precisar fazer muito esforço para isso. A verdade é que existe um mercado onde a realidade colocada no início realmente existe. O melhor de tudo é que você pode até ser um dos sortudos sem saber.
Veja também: Você ainda guarda dinheiro na carteira? Hábito pode acabar em breve
Moeda de 50 centavos valiosa já foi comum
Colecionadores são pessoas capazes de empregar uma bela quantia de dinheiro para ter o item que tanto desejam. Um dos objetos colecionáveis mais clássicos de todos é a moeda. Quanto mais antiga ou única, mais difícil de ser encontrada e, consequentemente, mais valiosa ela se torna. É o caso de uma moeda de 50 centavos que realmente pode valer milhares de reais.
Trata-se de uma moeda de 50 centavos que sofreu um erro no processo de sua fabricação. Isso quer dizer que ela não é antiga, já que os lotes errados foram produzidos entre 2009 e 2011, mas também em 2018. Ou seja, é bem possível que você tenha uma dessas jogadas na sua casa e não saiba.
Como identificar a moeda valiosa?
O que aconteceu foi que algumas moedas tiveram o disco cortado em sua lateral. A diferença, na verdade, é bem sutil, mas padronizada em todas as unidades que tiveram o mesmo defeito. Não foram tantas assim. Na época, ninguém deu bola para isso e o item circulou livremente, mas hoje ele pode valer um bom dinheiro.
Existem numismatas (colecionadores de moedas) que podem pagar quase 4 mil reais por uma moeda de 50 centavos com falha e que esteja em excelente estado de conservação, especialmente as de 2009.
Aliás, esta é apenas uma das moedas que valem um bom dinheiro. Existem itens que foram cunhados com uma letra “A” logo abaixo do ano de fabricação e que também podem ser bem mais caros do que seu valor original. Algumas dessas moedas são compradas por mais de 150 reais, exemplo.
Veja a imagem: