Elon Musk ataca de novo. Dessa vez, o próximo grande plano do polêmico bilionário foi trazido a público pelo importante jornal americano The Wall Street Journal, que afirma que Musk planeja criar sua própria cidade nos arredores de Austin.
Leia também: ‘Optimus’: novo robô humanoide de Elon Musk está (quase) entre nós
Segundo apurou o jornal, o projeto, até então mantido em segredo, teria milhares de acres do que até então eram pastagens e terras agrícolas nos arredores de Austin. A ideia é que seus funcionários da Tesla, Boring e SpaceX vivam em casas novas, alugadas com valores abaixo do mercado, nessa espécie de “Musklândia”.
A cidade planejada está sendo construída nas proximidades das instalações da Boring e SpaceX, atualmente em construção. O espaço conta com casas modulares, piscina, área para esportes externos e uma academia.
O que Musk ganha ao criar sua própria cidade nos EUA?
Segundo o jornal, uma das expectativas do bilionários sul-africano inclui poder definir alguns regulamentos do seu próprio município e agilizar planos. Uma das possibilidades é que a “cidade” seja ligada ao condado de Bastrop, localizado a 56 km de Austin.
Pelas leis do Texas, uma cidade precisa ter pelo menos 201 residentes antes de poder solicitar a incorporação. Em seguida, deve ter a aprovação de um juiz do condado. Procurado pelo WSJ, o condado de Bastrop disse, por meio de um porta-voz, não ter recebido nenhum pedido de Musk ou de suas empresa. Procurado, Musk preferiu não se pronunciar.
A movimentação, claro, tem preocupado os poucos vizinhos. Um deles é Chap Ambrose, programador que mora no topo de uma colina com vista para as novas instalações da Boring e da SpaceX e do que talvez venha a ser a “Musklândia”.
Em 2013, quando Ambrose comprou seus dez acres de terra no topo de uma colina, havia apenas cerca de uma dúzia de residências em um quilômetro. Desde a primavera estadunidense de 2021, a Boring ergueu vários armazéns e cavou pelo menos dois túneis de teste, e a SpaceX está construindo o maior prédio do condado.
Ele e outros moradores temem pela saúde do Rio Colocaro e dos aquíferos da região, além de outros impactos. Enquanto isso, a diretora de turismo e desenvolvimento econômico disse que não teme que o desenvolvimento da empresa prejudique o rio e as terras agrícolas ao redor.
Depois de ser abordada por alguns proprietários de terras, incluindo Ambrose, a senadora do Texas, Sarah Eckhardt, solicitou audiência ambiental pública marcada para este mês. “Precisamos ter mais conversas e ser capazes de verificar as afirmações que essas empresas estão fazendo com relação à permissão de descarga no rio Colorado”, explicou.