Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem reforçado o combate aos aparelhos ilegais de TV Box. A previsão é que, muito em breve, o sinal de todos eles acabe bloqueado. Essa é uma iniciativa para combater a comercialização desses equipamentos, também chamados de “gatonet”, contudo nem toda TV Box é ilegal.
Leia mais: Será o fim? Anatel faz bloqueio em massa de TV Box pirata em todo o país
Segundo dados da Anatel, a previsão é de bloquear o sinal de mais de 5 milhões de aparelhos pirata. Eles são ilícitos e ferem vários direitos, como os autorais. As pessoas que fazem uso desse tipo de TV não pagam nada para ter acesso aos canais pagos, o que é também uma prática criminosa.
Nem toda TV Box é ilegal
A agência tem divulgado listas com todos os tipos de TV Box que são autorizadas no Brasil para que os consumidores ajudem no combate à pirataria e aprendam a identificar quais são os tipos ilegais.
Apesar disso, é importante saber que vários dispositivos disponíveis no mercado são legítimos e criados para permitir o acesso aos conteúdos de streaming. A TV Box pirata normalmente oferece funções de TV Smart, de forma que a TV passe a rodar aplicativos que deveriam ser pagos.
Por meio deles, as pessoas conseguem o acesso às séries e filmes, por exemplo.
O problema é que a TV Box proibida faz uso de um sinal de internet que é distribuído de forma ilegal. Os dados dos consumidores ficam muito mais expostos, sem contar o uso de conteúdos que ferem os direitos autorais de companhias e a outras empresas de telecomunicações.
A Anatel melhorou as técnicas de identificação dos equipamentos piratas para conseguir bloquear esse sinal o quanto antes. Isso se dá por meio, por exemplo, da análise de dados das operadoras de telecomunicações.
A agência conta ainda com operações feitas com a Polícia Federal e outras agências de segurança. Todo cidadão pode ajudar por meio de denúncias do uso da TV Box pirata.