Nem tudo é QI: 6 traços de pessoas inteligentes que são mais ‘silenciosos’

Alguns traços de personalidade e/ou comportamentos comuns em pessoas inteligentes. Eles vão além das notas altas e do saber tudo.



Sendo cada dia mais aprofundada e estudada, agora com mais objetos de avaliação, a inteligência possui diferentes interpretações de acordo com o que está sendo examinado. Mesmo com tantas interpretações diferentes, é possível traçar uma relação de comportamentos padronizados na inteligência humana, até mesmo por pura experiência pessoal. Vejamos então, os principais comportamentos de pessoas inteligentes.

Veja também: Se quer ser mais inteligente, você precisa destas 5 dicas de ouro

São curiosas

À primeira vista, pessoas inteligentes buscam entender o porquê das coisas ao seu redor. Para elas, o conhecimento nunca é suficiente, sempre procuram saber mais.  

Em constante procura por respostas, podem também ser boas ouvintes quando estão em busca de respostas. Neste sentido, sua inteligência está continuamente sendo abastecida pelo conhecimento.

Albert Einstein, um dos grandes gênios da humanidade, comentou sobre a sua curiosidade: “Eu não tenho nenhum talento especial. Sou apenas apaixonadamente curioso.” 

Pessoas inteligentes são adaptáveis

A adaptação nem sempre é planejada. Pessoas inteligentes conseguem ter convicções diferentes em situações diferentes e são capazes de solucionar problemas em situações imprevistas. 

Em situações de risco, podem conseguir se sair muito bem, seja por meio de sua curiosidade insaciável ou por serem boas observadoras.

Admitem não saber algo

Ao admitir que não sabem, elas vão provavelmente procurar a resposta ou o que está acontecendo do jeito mais rápido possível, devido ao fato de serem curiosas. 

Elas não precisam fingir conhecimento para parecer inteligente, justamente por já serem assim! Em outras palavras, não possuem vergonha ao falar   nem se sentem diminuídas ao falar “não sei”. 

Pessoas inteligentes têm controle emocional

Pessoas inteligentes costumam colocar em prática a sua inteligência emocional. Elas conseguem ter empatia com o próximo, controlar suas emoções e conhecem seus limites, por isso mesmo colocam-se à prova deles. 

Ademais, algumas pessoas inteligentes costumam ser exigentes com seus projetos pessoais e  por isso mesmo, algumas procrastinam em atividades menos interessantes para ela. 

São introvertidas, na maioria das vezes

Quando pensamos em uma pessoa inteligente, o que passa na sua cabeça? Alguém de poucos amigos, que gosta de sua própria companhia e  com seus focos “nerds” ou apenas alguém com maior dificuldade de interação social? Talvez o pensamento que passa na cabeça das pessoas ao deparar-se com essa pergunta seja esse mesmo e não é coincidência. 

De acordo com um estudo realizado pelo The Gifted Development Center, 60% das crianças prodígios que foram analisadas, são introvertidas. Porém, pessoas extrovertidas também podem ser inteligentes. 

Socialmente falando, podem conseguir aplicar sua inteligência de uma forma que  pessoas introvertidas talvez não consigam. É aí que está a graça da inteligência: cada pessoa consegue aplicar diferentes habilidades de acordo com sua personalidade ao decorrer da sua vida.

Foto: Dean Drobot/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário