A Tesla anunciou planos de reduzir os custos de fabricação e produção de seus carros elétricos pela metade. Agora, a concorrência corre atrás para não perder ainda mais mercado para a montadora do bilionário Elon Musk.
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No caso da Tesla, para alcançar essa meta ambiciosa, a empresa pretende unir novos processos de fabricação, corte de peças e a automação das fábricas. Isso deve aprofundar a vantagem competitiva da Tesla, que já possui uma considerável vantagem em relação aos concorrentes, devido à estimativa de que seus veículos mais vendidos já estejam milhares de dólares atrás dos concorrentes.
Com o corte de preços, a concorrência se movimentou para tentar diminuir essa diferença.
Musk, CEO da Tesla, afirmou que há um caminho claro para produzir um veículo menor que o Model 3, um dos mais vendidos da companhia, com processos mais fáceis e baratos. No entanto, ainda não foram divulgados valores ou data de lançamento do novo automóvel.
Concorrência corre atrás contra o canibalismo da Tesla
Enquanto isso, a concorrência enfrenta a pressão para diminuir custos, inflação de gastos e investimentos pesados em veículos elétricos (EVs). Segundo a consultoria AlixPartnets LLP, a estimativa é que a indústria automobilística comprometeu US$ 526 bilhões para converter suas linhas em automóveis elétricos até 2026.
Os executivos das empresas do ramo se reuniram após o anúncio, demonstrando a pressão que o setor está enfrentando. A Volkswagen, por exemplo, lançará o veículo elétrico ID.3, que custará a partir de US$ 40 mil na Europa, enquanto o Model 3 da Tesla custa US$ 45 mil.
Elon Musk anunciou o veículo por US$ 35 mil em 2016, mas não conseguiu alcançar esse valor devido aos custos de produção. A Tesla segue em esforços para diminuir preços e revelou ter alcançado melhorias de 30%, desde 2018, em áreas de produtividade, engenharia e fornecedores.
Segundo executivos, essas serão as melhorias que possibilitarão a redução de 50% dos custos dos carros da próxima geração.
Tudo indica, portanto, que outras empresas terão dificuldade em igualar a lucratividade dos EVs da Tesla. Ainda assim, a concorrência continua a se movimentar para tentar diminuir essa diferença, enquanto enfrenta os desafios de investir em veículos elétricos em um setor altamente competitivo e em constante mudança.