Para a igreja Católica, a Páscoa é uma data importante de reflexão acerca da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Assim, a data ocorre após a quaresma, ou seja, um período de jejum e abstinência, que dura 40 dias e com início na quarta-feira de Cinzas. Apesar de ser uma data religiosa muito significativa ao calendário cristão, a sexta-feira Santa, que antecede a Páscoa, é feriado?
Leia mais: Trabalhadores vão receber presente em dinheiro após a Páscoa; confira!
Neste ano, o domingo de Páscoa será comemorado no dia 9 de abril. A data envolve tradições como a compra de ovos de chocolate, missas e cultos religiosos, além da preparação de refeições especiais para a família. Muitas culturas, inclusive, associam a celebração à chegada da primavera (no hemisfério norte), trazendo consigo transformações da natureza.
Feriado?
Apesar do domingo de Páscoa não ser considerado feriado nacional, a Sexta-feira Santa é. Neste dia, os cristãos celebram a Paixão de Cristo e, neste ano, cai no dia 7 de abril. Portanto, todos os trabalhadores têm direito a folga obrigatória, prevista pela legislação trabalhista brasileira.
Feriados e pontos facultativos
Para quem já quer se programar para as próximas folgas, o mês de abril terá mais um feriado: 21 de abril, Dia de Tiradentes. A data também cairá numa sexta-feira, possibilitando a emenda do feriado.
Veja os próximos feriados
- 7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo;
- 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
- 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho;
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal
Pontos Facultativos:
- 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi;
- 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público.