Preparar pipoca na air fryer pode parecer algo realmente inovador e prático. Afinal de contas, tem gente cozinhando tudo dentro da fritadeira elétrica a ar. Não é nada difícil encontrar receitas de bolos, doces, peixes, carnes, legumes ou até mesmo de massas sendo feitas com o equipamento.
Veja também: Air fryer: é seguro fazer mais de um alimento ao mesmo tempo?
Contudo, no caso específico da pipoca, existe uma ressalva importante a ser feita. O alerta é para que ninguém prepare esse alimento utilizando uma air fryer. Existe um bom motivo para fazer isso.
Por que você deve tomar cuidado ao fazer pipoca na air fyer?
Primeiramente, é importante deixar claro que existem muitas receitas de como fazer pipoca na air fryer e que, de fato, deram certo. O problema está em uma ou outra exceção, mas que pode acontecer com você. Aliás, as chances de o processo acabar mal não são tão baixas quanto se imagina.
O que acontece é que o milho de pipoca é um ingrediente realmente muito leve e a air fryer apresenta uma diferença entre todos os outros utensílios de aquecimento. Ao contrário do fogão, do micro-ondas, do forno e de outros equipamentos, a air fryer utiliza ar quente.
Isso quer dizer que um fluxo de ar em alta temperatura atua dentro do aparelho e faz com que os alimentos sejam fritos assim. No entanto, o que aquece a fritadeira é um resistência potente que fica na parte superior interna dela.
Milhos podem dar prejuízo e causar acidentes
Com o fluxo de ar contínuo sobre a pipoca na air fryer, os milhos são “arremessados” para o alto e podem entrar na resistência. Eles ficarão queimados, podem pegar fogo, causar curto-circuito ou acarretar algum outro tipo de defeito no equipamento.
Por esse motivo, você sempre deve evitar preparar pipoca na air fryer. Embora as chances do problema acontecer sejam baixas, elas existem e você pode acabar mal ao tentar reproduzir alguma receita. O mesmo vale para qualquer outro ingrediente muito leve e que pode ser suspenso pelo ar dentro do equipamento.