O calor, especialmente nas cidades mais quentes, pode trazer muitos incômodos, como dor de cabeça, queda de pressão e cansaço. Além disso, muitas pessoas também ficam inchadas por causa da retenção de líquidos no corpo.
Veja também: Técnica secreta para diminuir a gordura e ajudar a desinflamar o corpo
Ou seja, isso ocorre quando há acúmulo de líquidos entre as células dos tecidos, resultando em edemas nos vasos capilares, que extravasam os fluidos. As áreas mais afetadas são as pernas, mãos, barriga e tornozelo.
O que causa o inchaço do corpo no verão
Uma forma fácil de perceber a retenção de líquidos no corpo é quando se tira as meias e sapatos, deixando marcas no corpo. Entre os fatores agravantes estão falta de movimentação, estresse e menstruação.
Além disso, no final do dia de calor, a circulação do corpo fica mais lenta e é mais difícil absorver água. Por isso, é importante que as pessoas que trabalham sentadas movimentem as pernas e façam pequenos alongamentos para diminuir o desconforto no final do dia.
Como amenizar o problema
Beber água é fundamental para combater o inchaço. Ou seja, a desidratação pode estimular o aparecimento do problema, então é importante beber a quantidade recomendada de água por dia.
Alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, queijos amarelos e fast-foods, podem aumentar o inchaço, pois o corpo precisa reter mais água para diluir o sal. Por outro lado, alimentos probióticos, como iogurtes, e frutas com alto poder diurético são eficazes na redução do inchaço. Eles ajudam a tornar a flora intestinal mais saudável, absorver melhor os nutrientes e eliminar líquidos.
Frutas como melancia, melão, abacaxi e pera contêm nutrientes como potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água, que juntos aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas, renovando os líquidos corporais. Elas são excelentes opções para quem sofre com o inchaço, pois possuem alto poder diurético.