Pode ou não pode: cuidado ao bater porta do carro é realmente necessário?

Hábito cultural do motorista brasileiro, o cuidado ao bater porta de carros não é tão popular em outros países, mas tem fundamento. Entenda.



Quem nunca ouviu por aí que porta de carro não é porta de geladeira ou recebeu de forma prévia um aviso para não a bater com força ao entrar ou sair do veículo em um uber? Pois é, o cuidado ao bater porta de carros é um hábito cultural no Brasil que não é popular fora daqui, mas tem sim suas razões.

Leia também: Baratos, mas nem tanto: os 5 carros 0Km mais acessíveis do Brasil em 2023

Por outro lado, quando se fecha a porta fraco demais, ela nem mesmo se encaixa. No exterior, a questão da força ao fechar as portas virou até mesmo sinônimo de força e qualidade do produto em propagandas, como essa da Volkswagen. Veja:

No entanto, se fechar fraco demais é um problema, o fechamento com muita força também pode ser. Fechamentos com muita violência, como os trazidos na propaganda acima, pode trazer o risco de soltar ou quebrar peças, como a máquina do vidro e o forro da porta por exemplo.

Não ter cuidado ao bater porta de carros pode trazer quais consequências?

Se situações como as da propaganda são exceção, aquelas fechadas descuidadas do dia a dia são bastante comuns, mesmo com os motoristas pedindo atenção. Nesses casos, não há, no entanto, prejuízo no curto ou médio prazos.

“Se não, é no longo prazo que os componentes poderão apresentar danos. Ainda assim, via de regra, quanto mais cuidadosa é a fechada de porta, mais demora para serem observados quaisquer problemas de partes soltas e quebradas. E quando diferenciamos os carros antigos dos novos, como atuais têm mais plástico no forro e as fechaduras são mais complexas, eles tendem a serem os mais frágeis”, explica Alexandre Barros Pinho, proprietário da oficina de funilaria e mecânica WTC Express, em entrevista ao UOL.

Entre os itens mais caros que podem trazer prejuízo com constantes fechadas menos cuidadosas está a fechadura, que pode acabar quebrando com o tempo. Os custos variam de R$ 600 a R$ 2 mil entre carros populares e intermediários. Para modelos premium, o valor depende do sistema de fechamento das portas.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário