scorecardresearch ghost pixel



Polêmica! Foto da Lua feita por celular da Samsung é falsa? Empresa responde

Internautas afirmam que o processo de captura passa por manipulação de imagem ao incluir elementos na foto.



Desde que a Samsung apresentou o recurso Space Zoom, ela não conseguiu mais sair do centro de polêmicas acerca de manipulação de imagens. Isso porque, as fotos da Lua capturadas pelo smartphone tem um processamento excessivo. Nesse sentido, testes publicados no Reddit reafirmaram que os resultados das imagens seriam, de fato, manipulados.

Leia mais: BOMBA da Samsung causa arrependimento em quem comprou celulares

Algo parecido também ocorreu no P30 Pro da Huawei.

Teses

Desde então várias teses surgiram na internet. Um usuário, o Ibreakphotos, por exemplo, pegou uma imagem digital da Lua na Web e, após reduzir ao mínimo as dimensões e aplicar um efeito de borrão, a imagem passa a ter uma qualidade comprometida, tendo poucos detalhes da Lua.

Em seguida, ele colocou a imagem em tela cheia no monitor e, ao apagar todas as luzes, fez uma foto com o um smartphone da Samsung. Na prática, o internauta apontou que o processamento da imagem criou detalhes onde não existia.

Situação semelhante ocorreu com o Huawei em 2019, a partir da ferramenta “Moon Mode” do P30 Pro. Na época, o truque também foi considerado como uma verdadeira farsa para muitos usuários.

Samsung

Como a polêmica já tem uma histórico, o assunto ganhou abordagem novamente por Max Weinbach do portal 9to5Google. O especialista repostou em suas redes sociais um trecho de um artigo de dois anos atrás. Nele, se aborda a questão de um algoritmo específico para a Lua.

No trecho ele afirma que tem “a sensação que se trata de um algoritmo de machine learning treinado especificamente para a Lua, que seria uma versão menos intencional do que fez a Huawei”, completou.

No entanto, a própria Samsung já se manifestou sobre o tema, mesmo sem mencionar especificamente a inserção de detalhes nas fotos da Lua feitas com seus smartphones.

Em suma, a empresa afirma que “a câmera aplica uma solução de otimização de detalhes baseada na inteligência artificial (AI) e deep learning para remover o ruído e maximizar os detalhes da Lua e completar uma imagem mais clara”, explica.

Por fim, não se pode afirmar se é ou não uma farsa, o julgamento ficará por conta de cada usuário. Contudo, vale ressaltar que o recurso traz um processamento de imagens a um nível muito além do encontrado em outros tipos de fotos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário