As chuvas continuam presentes em grande parte do Brasil. De acordo com a previsão do tempo, além das precipitações, os próximos dias também receberão uma frente fria e a atuação de um jato subtropical. O fenômeno irá atuar nesta quinta-feira (16) entre o Centro-Oeste até o Nordeste.
Leia mais: Não vão dar trégua: por que as chuvas fortes permanecem no Brasil?
Desse modo, é esperado que instabilidades em altos níveis aconteçam sobre essa parte do país, incluindo a presença de pancadas de chuva. Assim, os acumulados esperados vão entre 15 e 30 milímetros (mm).
No entanto, na zona nordeste da região Nordeste, os volumes registrados podem ser maiores: 60mm. Esse será o caso da cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Já em Porto Grande, no Amapá, os acumulados esperados irão ficar na casa dos 40mm no decorrer do dia.
Chegada da frente fria no Sul
Enquanto o Norte e o Nordeste irão lidar com a atuação de jatos subtropicais, a região Sul terá a presença de uma frente fria nos próximos dias. Segundo a previsão do tempo, a atuação da frente fria deverá se manter até a próxima terça feira (21), chegando ao Rio Grande do Sul no fim de semana.
Dessa forma, mais chuvas devem acontecer sobre a região Sul, principalmente em Santa Catarina.
Por fim, a previsão do tempo para o país indica que as fortes chuvas tendem a ficar mais brandas no Nordeste a partir da próxima semana. Em contrapartida, o Centro-Oeste, principalmente o Mato Grosso, terá que se preparar para a incidência de chuvas mais fortes e volumosas.