Quando foi a última vez que você abriu a carteira e pegou em algumas moedas e cédulas de real? Embora ainda seja usado, o dinheiro físico está cada vez mais raro de ser visto por aí. Não é à toa que os colecionadores estão pagando cada vez mais por itens únicos. É o caso de uma moeda de 1 real comemorativa, a qual pode valer um bom dinheiro nas mãos certas.
Veja também: Por que colecionadores estão oferecendo muito dinheiro por moedas antigas?
Qual é a moeda de 1 real rara e valiosa?
O melhor de tudo é que a moeda de 1 real rara não é antiga, já que foi cunhada em 2015, ou seja, há 7 anos apenas. Trata-se de um item específico lançado para homenagear os 50 anos do Banco Central do Brasil.
Uma moeda de 1 real dessas pode valer até 100 reais em alguns casos, mas apenas se estiver em excelente estado de conservação. No entanto, é comum ver pessoas vendendo o objeto por algo perto de 20 reais na internet.
Moeda pode ficar ainda mais cara
No entanto, o valor dessa moeda de 1 real pode ser ainda maior se ela tiver alguma falha ou erro de fabricação. Pouquíssimas unidades tiveram suas faces invertidas e foram distribuídas ao povo.
Uma moeda de 1 real em perfeito estado de conservação (como nova) e apresentando o erro de tiragem relatado pode valer 1.200 vezes mais, ou seja, 1.200 reais. Nenhum investimento na face da terra consegue transformar 1 em 1.200 com tanta facilidade.
Compensa dar uma vasculhada nos seus pertences antigos e ver se você não encontra uma dessas moedas perdidas em algum canto da casa. Aproveita para pedir licença à sua avó e olhar o saquinho de moedas que ela guarda na gaveta da cômoda do quarto.
Os numismatas (colecionadores de dinheiro) estão dispostos a pagar valores bem interessantes em itens únicos e raros como este. Existem várias outras moedas e cédulas de real que também podem valer bastante.