Quer fazer mestrado fora do Brasil? Programa tem 50 bolsas em 6 países

No total, são 50 bolsas integrais para programas de pós-graduação em seis países. Veja como se candidatar.



O programa de fomento estudantil Rotary pela Paz está com inscrições abertas para bolsas focadas em programas de mestrado e cursos de aperfeiçoamento profissional. O benefício é uma iniciativa da associação Rotary Internacional e já formou 1500 estudantes que estão trabalhando em 115 países.

Leia mais: Bolsas de mestrado e doutorado vão subir no Brasil; veja os novos valores

Em suma, eles atuam na área educacional, policial e governamental, ONGs, instituições de pesquisas, agências pró-paz e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial.

Estudos pela paz

O programa do Rotary tem como foco a análise de mecanismos de conflitos sociais ao atuar na identificação de comportamentos violentos e não violentos na interação entre pessoas e sociedades. Além disso, sublinhas de pesquisa focam na prevenção e resolução de conflitos em escala. Em suma, essas suão as duas modalidades das bolsas de estudo disponíveis.

Mestrado

Em síntese, são 50 bolsas de mestrado em estudos pela paz. Os cursos têm duração de 15 a 24 meses nas área de paz, prevenção e resolução de conflitos. Nesse sentido, diversas instituições internacionais contemplam a linha de pesquisa. São elas:

  • Duke University e University of North Carolina,
  • Chapel Hill, dos EUA;
  • International Christian University, do Japão;
  • University of Bradford, da Inglaterra;
  • University of Queensland, da Austrália;
  • e, por fim, Uppsala University, da Suécia.

Igualmente, vale lembrar que os programas de “estudos pela paz” exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico

Pré-requisitos

  • Para se candidatar, é preciso cumprir alguns pré-requisitos básicos. Como:
  • Ser fluente em inglês;
  • Ter concluído a graduação em área relacionada ao mestrado;
  • Demonstrar compromisso com a paz e compreensão mundial. Em suma, tal comprovação ocorre por meio de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais;
  • Habilidade de liderança;
  • Ter pelo menos três anos de experiência voluntária ou profissional em alguma área relacionada à promoção da paz em período integral.

Clique aqui para acessar mais informações sobre as bolsas do Rotary.

Bolsas de Aperfeiçoamento Profissional

Já no caso das bolsas de Aperfeiçoamento Profissional são, por exemplo, 40 bolsas disponíveis. Desta forma, o programa tem duração de três meses e é focado em paz, prevenção e resolução de conflitos.

Os interessados precisam cumprir os pré-requisitos necessários a um curso de mestrado, bem como ter fluência em inglês e habilidade de liderança. Igualmente, é preciso comprovar experiência de cinco anos em área de promoção da paz. Por fim, o programa é da Makerere University, em Kampala, na Uganda.

Inscrições

O prazo limite para concorrer a uma das vagas é o dia 15 de maio e é preciso enviar os documentos para um dos escritórios do Rotary Internacional. Por fim, tanto os mestrados quanto especialização envolvem estudos multidisciplinares de áreas como ciência política, geografia, economia, psicologia, sociologia, relações internacionais, história, antropologia, estudos religiosos e estudos de gênero, entre outras disciplinas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário