RadioGPT: Inteligência Artificial substitui profissionais de rádio

Tecnologia escreve scripts, lê notícias e até coloca músicas na programação. Entenda como funciona o RadioGPT.



Hoje, a Inteligência Artificial já permite a geração de imagens e artes, além de redigir artigos, responder a perguntas e tantas outras funções. Ainda assim, uma startup surpreendeu a todos ao criar o RadioGPT. Na prática, o programa usa Inteligência Artificial para reproduzir conteúdos de rádio para os ouvintes de forma completa, inclusive com a produção de roteiros e execução de músicas.

Leia mais: Elas serão o futuro: 4 profissões que vão bombar com a Inteligência Artificial

A inovação é apresentada como a “primeira solução de conteúdo de rádio orientada por IA do mundo”. Isso porque, o RadioGPT combina duas ferramentas: o GPT-3 para o ChatGPT e o TopicPulse. Este último percorre a internet atrás de histórias e conteúdos em tempo real, levantando os temas mais falados no momento.

Funcionalidades

A partir da junção das ferramentas, o TopicPulse faz uma análise em mais de 250 mil sites para identificar os temas em alta. Em seguida, o GPT-3 transforma essas informações em textos para rádio. Por fim, a partir deste script, a Inteligência Artificial gera as vozes que narram as notícias, imitando um profissional de rádio.

Na prática, o RadioGPT também traz a facilidade de os próprios usuários criarem as suas estações de rápido com até três vozes diferentes no comando dos programas.

Além disso, é possível incluir músicas na programação, assim como gerar conteúdo para postagens de redes sociais de forma autônoma.

Ao que parece, além de curiosos, a novidade tem atraído inclusive empresas tradicionais do ramo de comunicação. É o caso, por exemplo, da emissora norte-americana Alpha Media e a canadense Rogers Sports & Media. Ambas já se inscreveram para usar o RadioGPT em suas transmissões.




Voltar ao topo

Deixe um comentário