Resistentes à prova de despensa: 5 alimentos que não deixam você na mão

Essas comidas duram bem mais do que você imagina!



Se você está cansado de comprar alimentos e vê-los apodrecerem na sua geladeira, estas dicas vão te salvar! Todos os alimentos possuem um prazo de validade, que é um intervalo de tempo em que o alimento permanece seguro e bom para o consumo, desde que armazenado conforme as normas e condições do próprio alimento ou estabelecidas pelo fabricante.

Leia mais: Terror dos homens (e das mulheres)! 5 alimentos que fazem o cabelo cair

A grande questão é que, com a correria do dia a dia, muitas vezes não percebemos que as comidas que compramos diariamente no supermercado acabam apodrecendo na geladeira sem nem terem sido consumidas. Além de ser um desperdício de dinheiro, é também um desperdício de alimento, ainda mais em um país como o Brasil, onde a fome cresce dia após dia.

Para resolver esse problema, confira abaixo os alimentos mais resistentes que você pode comprar sem preocupação.

5 alimentos que não estragam fácil

Batatas

Batatas

Muitos não imaginam que a batata pode durar tanto tempo. Ela é um vegetal comum, mas, caso não brote, pode durar até meses. As batatas são um tipo de raiz que possui muito amido e pouco teor de água. O amido é a fonte de energia para as batatas e, além de atuar como conservante natural, evita a deterioração do vegetal.

Além disso, as cascas das batatas são superpoderosas. Elas agem como se fossem uma pele humana, protegendo as batatas tanto da perda de umidade quanto de bactérias e microrganismos.

Carne enlatada

Assim como outras comidas em conserva, como atum, a carne enlatada pode durar de 2 a 5 anos. Todo o processo de produção desse alimento é feito justamente para evitar sua deterioração e preservar sua qualidade por muito tempo.

Esse tipo de carne pode ser feito por meio de dois processos: pelo processo de salga ou pelo de defumação, ambos garantindo uma vida útil bem grande ao alimento. Entretanto, mesmo durando por muito tempo, ela ainda possui uma vida útil, e a conservação dependerá da forma em que foi armazenada.

Mel

Mel
Mel

Se armazenado corretamente, o mel pode durar por muito tempo. Ele é um alimento resistente à deterioração, composto por açúcares e baixo teor de água, o que evita a proliferação de bactérias.

Sua composição química é única, já que contém uma série de compostos antibacterianos naturais, que ajudam a matar as bactérias e preservar a qualidade do mel, como o peróxido de hidrogênio.

Frutas secas

As frutas secas têm muita durabilidade, pois, como o próprio nome sugere, elas são secas. O processo de secagem acaba com a maioria da água das frutas, afastando qualquer concentração de açúcares naturais e outros nutrientes que causam bactérias.

Macarrão e outras massas

Macarrão

Em geral, as massas desidratadas, aquelas de pacote vendidas no mercado, podem durar de seis meses a dois anos, tudo depende da forma e das condições que forem armazenadas. Possuem uma durabilidade maior porque se trata de um alimento seco, sem nenhuma umidade quando não estão cozidas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário