Tudo indica que a Amazon está considerando lançar um novo navegador para concorrer com o Google Chrome. A empresa de varejo está conduzindo uma pesquisa para entender o que os usuários procuram em um navegador web.
Leia também: Amazon lança catálogo de cerveja a partir de R$ 2,99: tem até frete grátis!
Entre as perguntas apresentadas pela gigante do varejo, estão temas como recursos como gerenciamento de senha, compatibilidade multiplataforma, bloqueio de anúncios e outras funcionalidades.
A última pergunta da pesquisa questiona o que faria os usuários baixarem e testarem um novo navegador recém-lançado. As perguntas são bastante específicas e indicam que a gigante do varejo está considerando seriamente a possibilidade de desenvolver um navegador para desktop. O assunto foi trazido à tona em uma série de imagens divulgadas pelo consultor da Consumer Reports, Nicholas De Leon.
Existe espaço para mais um navegador para concorrer com o Google Chrome?
Embora não haja outra indicação de que a Amazon esteja criando seu próprio navegador, especialistas afirmam que a empresa poderia apostar em um modelo integrado com sua loja online e seus serviços de publicidade e hospedagem de sites (a popular Amazon Web Services). Ainda assim, muitas empresas conduzem pesquisas para diversos produtos que nunca chegam a ser lançados.
No mercado de navegadores, gigantes como a Microsoft e a Apple tentam competir com o Google e destronar o Chrome como o mais usado no mundo.
No entanto, até agora, nenhuma dessas empresas, nem outras menores como a Mozilla e a Opera, conseguiram chegar perto do número de usuários do navegador do Google. A Amazon pode ser a próxima empresa a tentar entrar nessa briga.
Vale lembrar que o posto de líder de mercado foi conquistado pelo Google Chrome aos poucos, ao entrar em um mercado já dominado pelo Internet Explorer, da Microsoft, que chegou a ser até mesmo mais predominante. Lançado em 2008, o navegador ganhou rapidamente a preferência dos usuários e, hoje, é utilizado por mais de 60% dos internautas em todo o mundo, superando outras opções populares.