Na internet, postagens envolvendo moda e estética alcançam milhões de pessoas ao redor do mundo. Além da maquiagem, o filtro realça características e esconde o que são consideradas imperfeições. Aos poucos os usuários das redes sociais começam a aceitar como ideal esse padrão de beleza. Nesse contexto, as mulheres começam a recorrer a procedimentos, levando a um questionamento dos efeitos negativos do excesso de tecnologia.
Veja também: Vira-lata caramelo vira galã do TikTok depois de abençoar sua ‘irmã’
Look Who Shira: uma crítica aos filtros do TikTok
O uso de filtros no TikTok tem sido cada vez mais comum entre os usuários da plataforma. No entanto, a influenciadora digital Shira Haas, mais conhecida como Look Who Shira, fez uma crítica a esses mecanismos e como eles podem distorcer a percepção de beleza das pessoas. Em uma única publicação criticando o ‘’Glow Perfect’’ do TikTok, reuniu mais de 337 mil curtidas.
O impacto do uso de filtros nas redes sociais na autoestima
No vídeo, Shira mostrou como os filtros podem mudar completamente a aparência de uma pessoa, criando um padrão de beleza inatingível. Com isso, os conteúdos acabam gerando inseguranças em relação à imagem pessoal. Não é à toa que há uma busca incansável por procedimentos estéticos que além de serem caros, às vezes oferecem riscos à saúde do público.
A pressão estética na internet aumentou a demanda por estética
Os procedimentos estéticos são cada vez mais populares no mundo todo, e existem diversas opções disponíveis para quem deseja mudar a aparência. Considerando o rosto, confira as intervenções que vem se popularizando entre as mulheres, influenciadas pelos padrões em filtros do TikTok.
- Botox: injeção de toxina botulínica para reduzir rugas e linhas de expressão.
- Preenchimento facial: aplicação de ácido hialurônico para preencher áreas do rosto que perderam volume.
- Lipoaspiração: remoção de gordura localizada por meio de uma cirurgia.
- Rinoplastia: cirurgia plástica para corrigir o formato do nariz.
Você pode se livrar da pressão estética das redes sociais
Do excesso de referências como o filtro do ‘’rosto perfeito’’, surgem inseguranças e ansiedade em relação à imagem pessoal. No entanto, é possível se livrar dessa pressão e aprender a se amar todos os dias. Primeiro reconheça que essas imagens inatingíveis são criadas com intuito comercial, de que todos gastem seu dinheiro em produtos e serviços. Também entenda que você precisa seguir apenas quem te inspira de forma positiva, sem pressões.