scorecardresearch ghost pixel



Salário do mês acabou? 4 opções de saque do FGTS podem te salvar

São poucas as opções de saque do FGTS, já que a intenção é que o fundo seja uma poupança para o trabalhador. Veja como ter acesso ao dinheiro.



Os trabalhadores brasileiros com carteira assinada podem aproveitar algumas opções de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Este é um direito dos trabalhadores, que funciona como um tipo de poupança, mas a quantia posta ali só pode ser usado em situações específicas. Saiba como conseguir o dinheiro.

Leia mais: Decido! Cálculo de 13° salário, férias e FGTS deve incluir horas extras

Este é um benefício trabalhista. Ele foi criado pelo Governo Federal em 1966 com a intenção de proteger os trabalhadores nos casos de demissão sem justa causa. Ele funciona como uma poupança. A cada mês, o empregador é obrigado a depositar 8% do salário do empregado na conta vinculada ao fundo.

Opções de saque do FGTS

O dinheiro é utilizado como uma reserva financeira, mas só pode ser movimentado em algumas situações.

Entre as opções de saque do FGTS, temos a aposentadoria, assim como os casos de doenças graves ou em caso de compra da casa própria. O dinheiro pode ser usado como valor de entrada. Inclusive, segue sendo o principal recurso para muitas famílias que conseguem dar entrada em um imóvel.

O FGTS é regulamentado pela Caixa Econômica Federal. O banco fica responsável pelo recolhimento dos depósitos e pela gestão do fundo. Por essa razão, é a instituição que informa aos trabalhadores as suas opções de saque. Uma delas é o saque-aniversário. O trabalhador pode optar por receber parte do dinheiro no mês de aniversário.

Há ainda a possibilidade de saque por causa de doenças graves. Algumas entram na lista, como câncer, HIV, Parkinson e outras. Para sacar o dinheiro, o cidadão tem que apresentar um laudo médico que comprove a doença.

O saque também é permitido na rescisão do contrato de trabalho. Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito ao saldo completo do FGTS. Além disso, também pode receber uma multa de 40% sobre o valor total depositado pela empresa durante o período trabalhado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário