O que você faz com as sementes de limão? Se joga fora, é hora de repensar essa atitude, hein? Isso porque agora você irá conhecer algumas opções incríveis para aproveitar todas as sementinhas. Em pouco tempo, vai perceber que elas são cheias de utilidade e que devem, sim, ser usadas e não atiradas no lixo. Veja algumas dicas.
Leia mais: O que são as pintinhas do morango? Aviso: elas não são sementes
São diversos usos, todos com muitas finalidades. As sementes podem ser usadas para aliviar dores, melhorar o cheiro em alguns ambientes e até para fazer um potente esfoliante natural para a pele. São tantas possibilidades que você irá se surpreender com as opções que vamos trazer hoje. Confira!
Sementes de limão
Veja abaixo um grupo de ótimas dicas para aproveitar as sementes de limão de diversas formas e sem ter trabalho. Depois de aprender alguns truques como estes, você dificilmente vai jogar as sementinhas foras novamente. Vai querer aproveitar todas elas. Você pode usar as sementes de limão para tudo isso abaixo.
Aliviar dores musculares e nas articulações: a dica é colocá-las em um saco de tecido e aquecer no micro-ondas. Depois, basta aplicar a bolsa térmica nas áreas onde você sente mais dor.
Melhorar o cheiro nas gavetas e guarda-roupas: as sementes de limão vão deixar os espaços com um cheiro único, cítrico e refrescante. Coloque todas em um saco de tecido e adicione algumas gotas de óleo essencial de limão. Depois, basta deixar o saco perfumado nas gavetas e nos armários.
Fazer um esfoliante natural: comece triturando as sementes depois de secas. Pode ser em um processador ou no liquidificador. Quando pegar a textura de grão, misture as sementes no mel ou iogurte. Aplique no rosto e corpo.
Usar como repelente natural: triture todas elas, quando secas, então as misture com água. Borrife o inseticida caseiro onde os insetos ficam com mais frequência. O cheiro cítrico das sementes de limão ajuda a afastar os bichos.
Para cultivar mudas de limão: nada melhor do que fazer muitas outras sementinhas, hein? Sendo assim, cultive. Lave e seque as sementes, remova a camada externa fina e coloque todas em um copo sobre algodão úmido. Quando os brotos surgirem, passe todos eles para um vaso com terra.