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Tanque na reserva? Não dirija nesse estado ou ISSO pode acontecer

Confira quais são os motivos para levar em consideração e sempre evitar dirigir o seu carro com o tanque de combustível na marcação de reserva.



O preço da gasolina, do etanol e do óleo diesel continuam “pela hora da morte”, certo? Ainda que algumas quedas estejam em andamento, o valor permanece alto e tende a pesar no orçamento das famílias brasileiras. Por isso, muitas pessoas acabam rodando com o tanque na reserva sem saber o mal que isso pode fazer ao carro.

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Estratégias mirabolantes para economizar combustível não faltam e podem até ser eficientes em algumas situações. No entanto, certamente, andar com o tanque na reserva é algo que não vai te ajudar em nada na economia. Pelo contrário, a prática pode acarretar prejuízos ainda maiores.

Dirigir na reserva: qual é o problema de fazer isso?

Todos os automóveis possuem uma quantidade de combustível que é considerada como uma reserva de emergência. Na prática, ela serve como um sinal de que o líquido está acabando e é preciso abastecer para não sofrer uma pane seca.

O volume comum de combustível na reserva costuma ser algo em torno de 10 a 15% do total que o tanque comporta. Logo, você não deve rodar com o carro assim, pois ele não foi feito para isso. Um dos problemas está ligado à bomba de combustível.

A bomba de combustível é responsável por sugar a gasolina do tanque para levá-la aos injetores, onde é introduzida dentro dos cilindros para ser queimada. No entanto, quando o nível de combustível está muito baixo, formam-se bolhas de ar e a bomba tem que trabalhar mais. É a mesma coisa que acontece quando tomamos um refrigerante por um canudo: quando o líquido acaba, temos que fazer um esforço maior para que a bebida chegue à boca.

Todo o esforço que o equipamento faz para sugar a gasolina do tanque na reserva pode causar danos e diminuir a vida útil da ferramenta. Trocar uma bomba pode ser algo que ultrapassa a casa dos R$ 400 em carros populares, por exemplo.

Problemas podem surgir com o tempo

O desgaste da bomba não é o único contratempo causado pelo mau hábito de percorrer muitos quilômetros com o tanque quase vazio. Quando sobra pouco combustível, é mais provável que os sedimentos que se acumulam no fundo do tanque acabem entupindo o filtro e os injetores, afetando seu funcionamento. Substituir essas peças não é algo muito barato.

Prepare o bolso se for dirigir na reserva

Por fim, saiba que deixar para abastecer apenas depois que a luz da reserva acender fará você gastar mais. O ar presente no tanque acelera a evaporação do próprio combustível. A diferença diária é muito baixa, mas se for acumulada com o hábito que se estende por dias, meses e anos, o impacto pode ser considerável.




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