Durante o Tesla’s Investor Day, na quarta-feira (1º), o CEO da montadora de carros elétricos, Elon Musk, anunciou que a próxima Gigafactory da empresa será estabelecida no México, mais precisamente no estado de Nuevo León.
Leia também: Não foi a Tesla! Outra montadora conquista o 1º nível 3 de autonomia
Segundo o The Verge, o investimento deve ser de US$ 10 bilhões no total. Esta é a segunda Gigafactory anunciada este ano. O nome é dado às gigantes fábricas de baterias da empresa.
O primeiro anúncio de 2023, em janeiro, foi sobre a primeira Gigafactory de Nevada, nos Estados Unidos. O empreendimento deve custar, ao todo, US$ 9,8 bilhões à montadora.
No evento, o bilionário também falou do plano de eliminar os combustíveis fósseis da economia e popularizar a adoção de energia sustentável no mundo. Pouco se falou em carros novos, no entanto, desapontando expectativas. Recentemente, Musk recuperou o título de personalidade mais rica do mundo.
Por que uma Gigafactory no México?
A criação de uma fábrica de baterias da Tesla no México, a chamada Gigafactory, parece ter confundido algumas pessoas. A novidade, no entanto, é estratégica: a cidade escolhida, Monterrey, está em uma região do país que faz fronteira com os EUA.
No caso, a divisa territorial é feita com o estado do Texas, onde estar a Gigafactory de Austin. Isso deve trazer diversas vantagens fiscais, financeiras e trabalhistas para a empresa. O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, confirmou o projeto.
Recentemente, a montadora de carros elétricos recuperou em quase 70% a valorização do preço de suas ações.