O WhatsApp não é apenas um aplicativo que armazena mensagens. Ele também carrega muitas informações pessoais, imagens, conversas e arquivos sensíveis de cada usuário. Logo, quando se perde o celular ou ele é roubado por algum criminoso, os conteúdos do aplicativo se tornam uma preocupação constante.
Veja também: Código 737 viraliza no WhatsApp entre os jovens: mas o que ele significa?
Pensando nisso, você precisa aprender como bloquear o WhatsApp em casos de emergência. Esse procedimento vai ajudar se você passar por alguma situação complicada em relação ao seu smartphone.
Confira como você pode fazer para bloquear o WhatsApp
Existem algumas dicas que serão bastante úteis caso você necessite bloquear o WhatsApp para que ninguém se apodere indevidamente dos dados que ali estão.
Comece bloqueando o chip
A primeira coisa que você deve fazer ao perder o celular o tê-lo furtado é bloquear o chip do aparelho. Isso pode ser feito através de um contato com sua operadora. Nas opções eletrônicas, costuma existir uma que se destina exatamente à comunicação de perde, roubo ou furto.
O bloqueio será feito por 90 dias e você pode transferir seu número antigo para um chip novo, se quiser. Passado esse prazo, o número será invalidade e, posteriormente, encaminhado para outro usuário.
Avise o WhatsApp sobre o caso
Entre no canal de suporte do WhatsApp e envie uma notificação sobre o ocorrido. Há a opção de mandar e-mail, mas o assunto deve ser o seguinte: “Perda/Roubo: desative a minha conta”.
Informe o número do seu celular da seguinte maneira: +55 (DDD) 0000-0000.
Por fim, bloqueio o aparelho
A última coisa que precisa ser feita é bloquear de vez o seu aparelho. Mantenha o seu código IMEI seguro em algum lugar para usá-lo em casos de roubo ou furto do telefone. Isso vai inutilizar completamente o dispositivo.
Acesse o suporte da fabricante do seu aparelho para que ela prossiga com o bloqueio total do telefone. Assim, nenhum criminoso ou oportunista poderá utilizar seu WhatsApp ou acessar qualquer outra informação.