Trabalho mecânico? Não mais! IA faz slides e textos no Google e Microsoft

Gigantes do ramo de tecnologia anunciam funções usando Inteligência Artificial articuladas dentro de seus programas.



Correção de textos, elaboração de apresentações a partir de uma planilha, organização de tópicos de temas abordados em e-mails. Esses são apenas alguns exemplos de funções um pouco mais mecânicas que a Inteligência Artificial deve assumir em um futuro próximo. Tais possibilidades se tornaram ainda mais reais após a Google e Microsoft anunciarem integrações de Inteligência Artificial a seus sistemas.

Leia mais: “Temos que ter cuidado aqui”: Inteligência Artificial assusta até CEO da OpenAI

Microsoft

Na prática, a empresa já iniciou os testes com uma espécie de robô coordenado por Inteligência Artificial e que está integrado a programas do pacote Office, como por exemplo o Word, Excel, Power Point e Outlook. A novidade funciona dentro dos produtos Microsoft 365, ou seja, estará disponível ao usuário com apenas um clique no mouse.

Na prática, o uso de Inteligência Artificial dentro do Word, por exemplo, permite que a ferramenta escreva um rascunho a partir de informações oferecidas em texto à ferramenta. Já no caso do PowerPoint, apresentações dinâmicas podem surgir a partir de documentos ou planilhas, tudo isso em tempo real.

Contudo, o usuário final ainda terá que aguardar um pouco para usar a novidade. Isso porque, a ferramenta está disponível apenas para 20 clientes empresariais testarem as novidades. Por isso, não há muitas informações sobre quando essa integração chegará ao público final.

Google

Igualmente ocorre no Google, já que a empresa também está ampliando os recursos de Inteligência Artificial para o Gmail, assim como para os aplicativos do Workspace, como Google Doces e Slides de apresentação. Em síntese, a ferramenta produzirá textos, imagens e vídeos a partir de alguns comandos simples do usuário.

Vale lembrar que o Gmail já faz uso de Inteligência Artificial na função de sugestões de respostas com base no que ele “leu”. O mesmo ocorre no Google Docs, que gera resumos automáticos dentro do Workspace. Na prática, basta digitar um tópico e um rascunho será gerado de forma instantânea. Por fim, mais recursos serão testados ao longo do ano e, em seguida, liberados inicialmente nos Estados Unidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário