A jardinagem é uma arte ou hobby que exige dedicação e muito conhecimento. Erra quem pensa que basta colocar água nas plantinhas e deixar que a natureza tome conta do resto. Não é nada disso, hein? Aprenda a identificar se as suas plantas estão, por exemplo, sendo molhadas em excesso, pois isso dá problema.
Leia mais: 4 plantas ‘espanadores’: tê-las em casa diminui a quantidade de poeira e mofo
Quem entende do assunto garante que cada planta tem uma necessidade diferente. Enquanto algumas precisam de mais água, outras não podem ser regadas todos os dias. Quando há algum excesso, as plantinhas dão alguns alertas de que precisam de uma atenção extra. Você precisa identificá-los para não comprometer o seu jardim.
Molhadas em excesso
Para saber se você está regando as plantas em excesso, é essencial notar alguns indícios que apontam para a quantidade de água usada. Caso contrário, você pode perder a planta por não conseguir recuperá-la.
Um dos mais importantes sinais é a mudança na coloração das folhas. A tendência é que elas fiquem mais amareladas, marrons e moles quando estão encharcadas. Além disso, se as folhas ficam sempre murchas demais, este pode ser um sinal de que estão com as raízes comprometidas e, por isso, não conseguem mais absorver água.
Outro erro muito comum é deixar as plantinhas em vasos sem furo para a drenagem. Quando isso acontece, a água não consegue escorrer e pode comprometer bastante a planta. Se não houver furos, faça alguns para que as plantas não fiquem encharcadas ou até mesmo opte por replantar em outro vaso mais apropriado e com os furos.
Há ainda mais um ponto importante. Tenha atenção aos horários de regar suas verdinhas, pois o ideal é que isso seja feito logo no início da manhã e no final da tarde. Se for regá-las em horários mais quentes, a quantidade de água pode não ser o bastante, pois irá evaporar, comprometendo então o processo.
É aí que muitos erram e deixam as plantas molhadas em excesso, por acreditar que a água evaporou rápido demais. Sendo assim, tenha atenção aos melhores horários para que o processo seja mais natural.
Se extrapolar na quantidade de água, deixe secar por mais uns dias ou faça o replantio.