A tecnologia tem estado cada vez mais presente em nossas vidas. Os brasileiros não ficam para trás nessa tendência, hein? Com o acesso à internet que agora é o que há de mais comum e está muito mais fácil e democrático no país, as pessoas nunca estiveram mais conectadas do que agora.
Leia mais: Smart TV com cara de cinema: 4 ajustes vão turbinar a imagem dos filmes
É o que mostra a pesquisa “Inside Video”, realizada pela Kantar Media, que traz uma perspectiva sobre o consumo de vídeo da população, além de analisar os múltiplos formatos deste consumo. O levantamento mostrou que os brasileiros estão muito conectados com a TV aberta e com o YouTube. Ambos dominam a audiência no Brasil.
Veja mais detalhes do estudo ao longo do texto.
TV aberta tradicional ainda é dominante no país
Nos últimos cinco anos, o número de TVs conectadas aumentou. Em 2018, o índice era de 34%. Já no ano passado, o percentual saltou para 59%. Isso significa que, mesmo com a popularidade de serviços de streamings como Netflix e a Prime Video, a televisão tradicional ainda está em primeiro lugar na casa das pessoas.
O streaming que saiu na dianteira no ranking dos mais usados foi o YouTube, com com 14,71%. O que vale ressaltar é que a plataforma de vídeos online não faz parte da mesma lista de serviços pagos, já que seu funcionamento utiliza como base os anúncios e o compartilhamento, característica que o distingue dos outros serviços.
Outro ponto que também passou pela análise da pesquisa foi a quantidade de horas assistidas nos serviços em questão. Os dados apontam que os brasileiros passam bastante tempo na Netflix, seguido da Globoplay, Amazon Prime Video e HBO Max. A plataforma Disney+ aparece em quinto na lista. A Twitch vem logo atrás.
Ao observar a audiência TV ou Smart TV, o ibope apresenta indicadores reduzidos, já que a TV linear, que abrange tanto canais pagos como os abertos, são os que mais contam com tempo de tela.
Também é importante destacar que a digitalização da TV aberta no Brasil pode ser finalizada ainda este ano, possibilitando então que a população tenha acesso à imagem e vídeo de qualidade totalmente de graça. Isso poderá influenciar nos resultados da próxima pesquisa.