Uma ‘espiada’ no passado: sobrenomes populares no Brasil têm significado especial

Assim como o nome, o sobrenome de uma pessoa também têm um significado especial que carrega parte da história de um povo. Conheça alguns.



Muito se fala sobre a origem e o que está por trás dos nomes escolhidos quando somos crianças. Na maioria das vezes, os sobrenomes são desconsiderados. O que muita gente não sabe é que vários deles escondem grandes mistérios que carregam séculos de histórias familiares. Descubra o significado especial de alguns sobrenomes.

Leia mais: Sobrenome ‘foco’: 4 signos que sempre sabem onde querem chegar na vida

No Brasil, alguns deles são mais comuns em todas as regiões. Só que, ao contrário do que muitos pensam, eles vão muito além de um conjunto de palavras aleatórias. A grande maioria carrega uma história familiar secular. Já parou para pensar nisso? Cada um deles tem uma origem interessante a qual muita gente ignora.

Significado especial dos sobrenomes

Os sobrenomes atravessaram todas as fronteiras possíveis! Eles carregam resquícios dos seus “descendentes” e fazem muito sentido para quem dedica um tempo para estudá-los. Alguns são ainda mais fascinantes e indicam, por exemplo, as referências que podem ter significados realmente especiais e enriquecer as histórias das famílias.

São encontrados importantes traços e origens familiares. Inclusive, alguns sobrenomes remetem a regiões do mapa, mas outros estão mais ligados às profissões e uns poucos até a personalidade. Cada um tem uma história a contar.

Conheça abaixo os significados especiais de alguns sobrenomes conhecidos no Brasil.

Ribeiro: tem origem geográfica, vindo de um pequeno rio ou riacho;

Boaventura: faz referência ao nascido na Itália no século XII. Era usado na intenção de que a criança fosse bem-sucedida;

Viana: tem várias origens, desde a cidade espanhola Viana del Bollo até uma referência ao templo da deusa Diana, mas em latim;

Bastos: é muito conhecido e usado no país. Vem do latim vastus, que faz referência a um lugar que é despovoado;

Rodrigues: o sobrenome também é muito popular por aqui. Ele tem origem germânica e significa “o filho de Rodrigo”;

Teixeira: vem da árvore Teixo, da família das plantas Taxaceae. O sobrenome começou a ser usado primeiramente em Portugal durante o século XII.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário