Mais uma atualização está chegando para aprimorar os produtos da multinacional. Dessa vez, o recurso que receberá um upgrade é o Google Fotos. A novidade é que agora a ferramenta contará com a inteligência artificial (IA) para editar vídeos de maneira automática. Prático, hein? Fique de olho nos detalhes!
Leia mais: Chega de letras miúdas: Google anuncia atualização no zoom para Android
As informações são do gerente sênior de Produto do Google, Zachary Senzer. Durante o podcast Made by Google, o profissional comentou que o serviço de compartilhamento e armazenamento de fotos passará a usar a IA para aprimorar os vídeos em uma nova atualização. Entenda melhor ao longo do texto.
Google Fotos receberá upgrade com IA
O recurso em questão é parecido com outros dispositivos, como Photo Unblur e Magic Eraser, que já fazem melhorias nas imagens. Senzer não deu muitos detalhes sobre o editor que utilizará a IA, mas tudo indica que os usuários terão a possibilidade de deixar os seus registros mais significativos ao realizar certos ajustes.
O gerente ainda afirma que muitas coisas interessantes estão chegando ao Google Fotos.
A inteligência artificial permitirá o desenvolvimento de novas funções. Entre as citadas por ele, está o aumento da qualidade de captura das imagens, a possibilidade de excluir objetos ou outros elementos das fotos, além de o aplicativo em si ser usado como uma espécie de estabilizador para vídeos.
Ele ainda explica que a utilização da IA em edição de vídeos apresenta mais complexidade em relação à edição de imagens, já que esse tipo de arquivo é formado por dezenas de capturas feitas por segundo, o que pede da tecnologia um desempenho mais sofisticado para entregar os excelentes resultados que os usuários esperam.
Recurso pode ser limitado ao celulares da linha Pixel
Os Pixels são os celulares desenvolvidos pela gigante das buscas. Por causa desses critérios de funcionalidade que pedem uma boa performance para atingir bons resultados, o recurso de edição de vídeos com IA pode ficar limitado para operar somente nesses aparelhos, principalmente nos mais recentes do mercado.
Claro, ainda há esperança para os usuários com outras marcas de smartphones, já que a popularidade da inteligência permitiu que os funcionários do Google trabalhassem em formas de adicionar a tecnologia em outros produtos.
Durante o episódio do podcast, Zachary Senzer relatou que acompanhou de perto o trabalho dos pesquisadores de IA do Google que desenvolveram modelos de aprendizagem de máquina para que eles tenham um bom desempenho no CPU Tensor, equipamento que faz parte dos melhores celulares da companhia.
No momento, ainda não há uma data para que a ferramenta chegue até os usuários.