A Codex Sasson é a Bíblia hebraica completa mais antiga registrada nos dias atuais, pois estima-se que tenha 1.100 anos. O livro histórico irá para leilão em maio, podendo fazer parte do acervo do fiel que conseguir arrematar o item. O lance inicial está na casa dos US$ 50 milhões. Este é o item mais caro da história dos leilões.
Leia mais: Preço bom! 2º leilão da Receita em 2023 tem artigos de luxo e até motos.
De acordo com especialistas, a Codex Sassoon é o registro que faz a ligação entre os pergaminhos do mar Morto com a versão da Bíblia produzida atualmente. Foi por meio da abrangência de registros de movimentos históricos da época, que essa Bíblia se tornou um documento extremamente valioso.
Nela, é possível encontrar informações e detalhes sobre a transição de conhecimentos sobre as culturas e os povos na qual há registros. Em resumo, há uma garantia de que se encontra muito mais conteúdo nela do que a versão atual.
Bíblia entra em leilão após ficar escondida por décadas
O atual nome do documento, Codex Sassoon, é uma homenagem ao antigo proprietário, David Solomon Sassoon, que faleceu em 1942. O atual dono do documento, Jacqui Safra, conseguiu provar que essa é a Bíblia mais antiga do mundo por meio de testes de datação de carbono.
Ademais, a Codex Sassoon registra princípios que são utilizados atualmente como base para diversas religiões, como o islamismo, o judaísmo e também o cristianismo. Ela é composta por 24 livros, que são divididos em três partes: Pentateuco, Profetas e Escritos.
O documento não foi descoberto recentemente.
Sabe-se da existência da Codex Sassoon desde o final de 1960, contudo ela permaneceu escondida por muitos anos para garantir a sua segurança. Por fim, antes de ser leiloada e entregue ao seu novo dono, a Bíblia irá ser exibida em uma turnê, que passará por Los Angeles, New York, Dallas, Tel Aviv e Londres.