scorecardresearch ghost pixel



Vai sair neste fim de semana? Previsão aponta chuva e ventania, cuidado!

Devido ao avanço de um ciclone extratropical e uma frente fria, o fim de semana no país será de frio e ventania. Veja a previsão do tempo!



Abril começará da forma preferida entre os brasileiros. Uma grande ventania está prevista para as regiões costeiras das regiões Sul e Sudeste do país. Além disso, uma frente fria que irá se formar a partir desta sexta (31), decorrente da atuação de um ciclone extratropical, poderá causar a formação de um ciclone bomba.

Leia mais: Fim de março será de chuva? Veja a previsão e se prepare corretamente

Segundo informações do Climatempo, caso a formação do ciclone realmente se confirme, o fim de semana pode ser de tempestades em diversos lugares do Brasil. Uma frente fria avança no sábado (1) pelo Sudeste, chegando em São Paulo e no Rio de Janeiro no domingo (2).

As temperaturas também deverão ficar menores na região centro-sul do país por conta do avanço da massa de ar frio por essa parte do território brasileiro. Ademais, o Inmet informou que as chuvas deverão ser intensas nos estados do Sudeste durante todo o fim de semana.

O que é um ciclone?

Os ciclones extratropicais são fenômenos que acontecem nas zonas temperadas do planeta. No hemisfério sul, elas se localizam entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, englobando a região Sul do Brasil. Dessa forma, quando há diferenças na temperatura do ar, direção e velocidade dos ventos, os ciclones são formados em uma pequena região.

Assim, se forma uma área de baixa pressão atmosférica, ou seja, o “peso” da coluna de ar sobre a superfície é reduzido. Com isso, os ventos aumentam, já que eles se deslocam sempre das áreas de alta para as de baixa pressão.

Além de provocar ventania, os ciclones também fazem com que o mar fique mais agitado, visto que com a pressão menor, o nível de água sobe, resultando em grandes ondas.

Ciclone Bomba

Já em relação ao ciclone bomba, um ciclone é classificado dessa forma quando a queda de pressão é extremamente rápida, na casa de 24 hectopascais (HPa, unidade usada para medir a pressão atmosférica) em menos de 24 horas. Desse modo, quanto maior a queda de pressão mais fortes são os ventos causados.

Esse nome foi dado por Fred Sanders, professor do MIT, visto a capacidade que esse ciclone possui de causar uma grande destruição em pouco tempo, assim como uma bomba.




Voltar ao topo

Deixe um comentário