scorecardresearch ghost pixel



Valores a receber: quem não sacar o dinheiro, perde? O que acontece?

O Banco Central orienta os brasileiros, com valores a receber, a fazerem o saque do dinheiro. Mas quem preferir pode deixar a grana como está. Entenda.



Na próxima semana, o Banco Central dará início ao pagamento do resgate de dinheiro esquecido por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR). Mais de R$ 6 bilhões estão a espera dos brasileiros. Mas, afinal, o que acontece se o dinheiro não for sacado pelos donos?

Leia mais: Saque de valores esquecidos do Banco Central já retornou? Veja como consultar

O site já está liberado para a consulta dos valores. Por isso, qualquer cidadão pode saber se tem ou não alguma quantia disponível. Se sim, e for do interesse do dono do dinheiro, ele deve pedir o resgate do valor.

O que acontece se o dinheiro não for sacado?

Segundo o Banco Central, se o dinheiro for sacado, nada mudará. Isso porque a quantia continua a ser de propriedade de cada pessoa e nada pode ser feito.

É um recurso que pertence aos donos. Ou seja, as instituições financeiras devem manter o dinheiro da maneira como está, por tempo indeterminado, se assim for a vontade do dono da grana.

A intenção do Sistema Valores a Receber é indicar aos cidadãos que eles têm quantias esquecidas, nada além disso. Por essa razão, não existe nenhum prazo definido para saque ou perda de valores pela falta de movimentação da quantia.

O Banco Central estabeleceu prazos para consultas e pedidos de transferência. Por isso, quem tem a intenção de movimentar o dinheiro deve acompanhar tais datas.

O que dizem os economistas?

A orientação de muitos economistas é que as pessoas com valores disponíveis façam o resgate do dinheiro. Dessa forma, elas podem encontrar melhores opções de rendimentos.

Desta vez, mais de trinta e oito milhões de brasileiros têm dinheiro para receber. Os valores estão em bancos e demais instituições financeiras.

São valores de fechamento de contas, cobranças indevidas de tarifas, saldo positivo de cartões de crédito cancelados e demais operações. Qualquer quantia considerada esquecida fica disponível por meio do sistema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário