A inteligência é variável. De uma forma geral, somos os seres mais inteligentes e temos características totalmente diferentes, que mudam de acordo com nossas experiências e habilidades. Nesse sentido, a inteligência emocional é algo desejado pela convivência diária com outras pessoas.
Veja também: Ninguém entende você? 5 sinais de que sua personalidade é complexa
Simplificando, ela pode ser percebida como a capacidade do ser humano em reconhecer e avaliar os seus sentimentos ou alheios. Assim sendo, pessoas emocionalmente costumam dizer algumas frases, mesmo que com palavras diferentes.
Quais são as falas que pessoas com inteligência emocional dizem?
- “Como posso melhorar?”
Estamos longe da perfeição. Mesmo assim, não quer dizer que a gente não passa melhorar detalhes — seja na nossa relação com familiares, amigos, emprego ou na vida.
Por exemplo, pedir o feedback de uma questão nossa, pode ser um estímulo para aprofundar-se ainda mais em nossas qualidades e, consequentemente, se sentir mais à vontade.
Lembre-se: nem sempre o feedback será positivo. Todavia, existem pessoas que costumam ser mais grossas do que as outras e suas palavras podem ficar em nossas cabeças. É importante que você não deixe nenhuma opinião negativa te afetar emocionalmente.
- “Entendo a sua situação e estou disposto a ajudar”
No primeiro exemplo, usamos de uma hipótese de que alguém que vai atrás de ajuda. Agora, o papel mudou. Neste exemplo, é a figura principal que está sendo uma mão-amiga, após ter escutado um relato.
Vale ressaltar que a inteligência emocional pode ser percebida em diferentes níveis e é aplicável por posições diferentes. Na medida que mais pessoas, em um só ambiente, trabalham sua inteligência emocional, maior a harmonia entre elas.
- “Algo mais que você deseja acrescentar?”
Líderes exemplares devem trabalhar sua inteligência emocional, fazendo com que os envolvidos se sintam à vontade em compartilhar seus pensamentos.
Nesse ínterim, uma simples pergunta, como o acréscimo de uma fala sobre temas, é uma atitude de valor para ter o grupo unido e todas as vozes escutadas.
- “Reconheço o meu erro”
Pessoas emocionalmente inteligentes não mentem para si mesmas e nem para os próximos. Em suma, elas são responsáveis e têm conhecimento de que reconhecer algo é a melhor forma de entender melhor o contexto.
Com o reconhecimento do erro, elas não mentem para ninguém e entendem que nem sempre as coisas vão como o planejado, sendo uma importante perspectiva para resguardar sua saúde mental.