De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 2,2 bilhões de pessoas com problemas de visão. O último relatório, projetou que até 2050, metade da população vai apresentar miopia. Dessa forma, um grupo de pesquisadores começou a desenvolver óculos capazes de reverter esse quadro. Isso acontece porque a necessidade de lentes afeta a qualidade de vida das pessoas.
Veja também: Preço de ‘banana’: óculos de realidade virtual da Apple custará US$ 1,5 mil
Novos óculos que podem retardar a miopia
A Sociedade Francesa de Oftalmologia vem investindo em diversas pesquisas para chegar a um tratamento eficaz para impedir o avanço da miopia. Geralmente, essa doença progride durante a infância e a adolescência, levando ao uso de óculos.
De forma progressiva, a miopia deixa de aumentar entre os 20 e 40 anos, exigindo que o paciente gaste dinheiro com a troca de lentes. No entanto, os especialistas parecem ter chegado a um produto inovador que reduz esses efeitos.
Uma solução inovadora que pode resolver problemas de visão
A miopia é um distanciamento entre a córnea e a retina, fazendo com que as pessoas tenham dificuldade de enxergar objetos à distância. Nesse caso, a visão fica turva e embaçada, quando associada ao astigmatismo.
Ao unir ciência e tecnologia, alguns cientistas conseguiram obter lentes que neutralizam essa separação. Portanto, reduz o impacto da luz que afeta a região da retina, que causa o fenômeno que piora a situação dos míopes.
Os óculos com vidros especiais foram testados por seis anos em candidatos experimentais que quiseram participar do estudo. Sendo assim, esse quadro que costuma ser genético, realmente foi revertido nos voluntários.
Afinal, por que tantas pessoas estão usando óculos?
Existem bilhões de pessoas usando óculos, e para a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa epidemia silenciosa precisa ser discutida. Esse aumento significativo tem a ver com a exposição a fontes diversas de luz.
Desde a infância, é possível ter acesso a computadores e celulares, além de atividades que exigem um esforço da visão. Dessa maneira, há um desgaste da retina que precisa ser monitorado, do contrário, só vai agravar os casos de miopia.