Adeus à túnica? Cai na web foto do Papa Francisco de jaqueta; é real?

Fotografia diferente de Papa Francisco viralizou porque foi gerada por inteligência artificial. Veja como funciona a tecnologia por trás da foto.



É provável que você tenha visto uma suposta imagem do Papa Francisco vestindo uma jaqueta branca pela internet, não é mesmo? O conteúdo que viralizou no último final de semana pode ter enganado muita gente por causa das características altamente convincentes, mas será que o 266º Papa da Igreja Católica abandonou de vez a túnica?

Leia mais: Ameaça ao ChatGPT? Adobe Firefly entra na acirrada corrida das inteligências artificiais

O que mais atraiu a atenção das pessoas não foi o fato da imagem ser uma montagem, mas sim o fato de esta ser uma foto totalmente gerada por uma inteligência artificial (IA). Conhecidas como Generative Adversarial Networks (GANs), as IA gerativas são um dos avanços mais significativos dos últimos anos, que permitem as pessoas criar um conteúdo inédito e original como textos, imagens, vídeos e até mesmo música.

Isso apenas tendo como base várias informações prévias. Essas tecnologias estão ganhando destaque após o lançamento do ChatGPT que, depois das atualizações, está conseguindo compreender situações mais complexas para que possa fornecer respostas ainda mais aprimoradas.

As imagens geradas por IA se tornaram uma febre no final do ano passado por meio dos aplicativos oferecendo várias facilidades no uso. Muitas pessoas publicaram o resultado dessas fotos nas redes sociais.

Dois dos softwares mais populares da área são o Dall-e e o Midjourney, que também estão passando por melhorias para fornecer imagens ainda mais realistas. Para ter acesso à criação, os usuários precisam redigir um comando em texto na plataforma que relate exatamente quais são as características essenciais para o conteúdo. A partir disso, a máquina criará imagens analisando sua base de informações. Ela identifica padrões para criar as fotos originais.

Foto do Papa viralizou na internet

A imagem do Papa foi amplamente divulgada na rede social Reddit, mas embora seja bem realista, é possível notar algumas limitações, especialmente nos detalhes que revelam que a imagem foi produzida por um robô, contudo as últimas versões dos recursos já buscam solucionar esse problema.

Outras imagens polêmicas já foram geradas, como a prisão do ex-presidente Donald Trump e do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O avanço dessa tecnologia permitiu até mesmo a criação do site “This Person Does Not Exist”, que gera fotografias de pessoas que não existem de verdade. A ferramenta é capaz de criar rostos considerados mais reais do que as próprias faces humanas, segundo pesquisadores de universidades na Inglaterra e Estados Unidos.

Não é para menos que as inteligências artificiais estão sendo alvo de debate por conta da aplicação deepfakes e no uso das criações por artistas, especialmente sobre questões éticas e autorais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário