A Michelin tem investido pesado em uma nova tecnologia para os carros do mundo inteiro. O objetivo da pioneira em seu segmento é oferecer ao mercado um novo pneu sem ar e extremamente resistente. Além de não precisar ser enchido, o equipamento apresenta tecnologia à prova de furos.
Veja também: Compre sem medo! 10 carros com manutenção barata para economizar
Anunciado há quase 2 anos, o UPTIS (sigla para Unique Puncture-proof Tire System) seria a nova geração de pneus que pode nascer definitivamente. Afinal de contas, um pneu sem ar, resistente a furos e que não rasga, seria algo típico de um filme de ficção científica.
Novo pneu sem ar e antifuro da Michelin está próximo
Os UPTIS já começaram a ser testados no mundo cotidiano. Policiais europeus foram alguns dos primeiros a testarem o novo pneu sem ar. Eles rodaram até a velocidade de 210 km/h. Conforme a marca, as autoridades se impressionaram com o produto, já que criminosos poderiam atirar nos pneus e nada aconteceria com eles.
Carros utilizando os pneus da nova linha da Michelin já foram flagrados nas ruas de Munique, na Alemanha, por exemplo. Existem vans especializadas em entregas que também estão no processo de avaliação.
Chevrolet Bolt pode sair de fábrica com novo pneu
O pneu sem ar poderá acompanhar o modelo Bolt, da Chevrolet, assim que sair de fábrica. O carro é 100% elétrico e tem feito sucesso mundo afora. Vans da Toyota HiAce, em Singapiura, também devem ser equipadas com o pneu sem ar.
Vale destacar que o pneu sem ar não é exatamente algo novo, já que a própria Michelin trabalha com o conceito desde 2005, pelo menos. Outras marcas também já mostraram a existência de projetos similares. A Bridgestone inovou no ano de 2011, por exemplo.
Ainda não se sabe a data nem o valor que o novo pneu da Michelin terá no lançamento, mas a verdade é que esse dia está cada vez mais próximo de se tornar realidade.