Depois que a cantora Preta Gil revelou estar enfrentando um câncer no intestino, o tema chamou atenção. Como fazer para reduzir as chances de desenvolver tumores? Além da questão genética, há fatores externos que ajudam a reduzir esses quadros. Nesse caso, o primeiro passo é restringir ao máximo o consumo de alimentos que aumentam o risco da doença.
Veja também: Tem diabete? ESTES 7 alimentos são os melhores para o café da manhã
Estes são os alimentos com maior potencial cancerígeno
1. Peito de peru
O peito de peru concentra muito nitrato de sódio, que leva à pressão alta. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que este alimento é saudável, ainda que seja um aperitivo processado cheio de conservantes.
2. Salsicha e outros embutidos
A salsicha e outros embutidos não têm valor nutricional, apresentando alto teor de aditivos químicos. Portanto, afeta o equilíbrio hormonal e acelera o processo de inflamação, que agrava determinados cânceres.
3. Gordura hidrogenada
A gordura hidrogenada está presente na maioria dos fast foods, doces, salgadinhos e demais produtos industrializados. O excesso desse tipo de substância eleva os riscos de doenças cardiovasculares, pois entope artérias.
4. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas também têm um efeito indesejável a longo prazo, resultando em problemas no fígado. A insuficiência hepática pode levar à morte, então é preciso que as pessoas consumam álcool moderadamente.
5. Batata frita e frituras
Qualquer tipo de óleo, mesmo que seja vegetal, deve ser incluído de forma restrita nas dietas. O seu conteúdo fica acumulado na artéria, bloqueando a circulação de sangue até o coração, gerando graves comorbidades.
Estes alimentos são considerados cancerígenos e fazem parte de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ideia é que as pessoas tenham consciência alimentar e mudem seus hábitos. Dessa maneira, considera-se que a qualidade de vida depende de escolhas saudáveis, começando pela dieta.
Se você consome bebidas alcoólicas em excesso e não lê os rótulos dos itens no supermercado, repense suas atitudes. Procure saber o que cada uma das comidas, principalmente embutidos e ultraprocessados, faz com o seu corpo.