scorecardresearch ghost pixel



Alves, Castro, Rocha e mais: 7 sobrenomes brasileiros e seus significados

Será que o seu sobrenome é um dos mais marcantes? Veja 7 deles que são bem tradicionais e o que eles querem dizer.



Os sobrenomes são uma parte importante da nossa identidade e podem ser um reflexo das nossas origens e história familiar. A seguir, serão apresentados sete sobrenomes marcantes e seus respectivos significados.

Veja também: Quer um nome positivo para seu filho? 5 deles transmitem boas energias

Sobrenomes marcantes e o que significam

1. Alves: Esse sobrenome tem origem no latim “albus”, que significa “branco”. Ou seja, faz referência a características físicas, como a cor clara da pele ou do cabelo, ou à profissão de alveitar, que era responsável por cuidar dos cavalos brancos dos nobres. É um sobrenome bastante comum em Portugal e no Brasil.

2. Bittencourt: Tem origem francesa, mais especificamente na cidade de Béthencourt, na Normandia. Chegou ao Brasil por meio de imigrantes portugueses que se estabeleceram na região de Santa Catarina. Pode ser uma referência a uma pessoa que era natural da cidade de Béthencourt.

3. Castro: Significa “fortaleza” com origem no latim “castrum”. É um sobrenome bastante comum em Portugal e Espanha. Trata-se de uma referência a uma pessoa que habitava ou trabalhava em um castro, ou fortaleza, ou mesmo à família que era proprietária de um desses locais.

4. Duarte é um dos sobrenomes marcantes: Tem origem germânica, mais especificamente na palavra “Eduard”, que significa “guardião das riquezas”. Foi popular entre a nobreza portuguesa e espanhola. Ou seja, pode ter surgido como uma referência a um dos primeiros portadores do nome, que era responsável pela guarda dos bens da família.

5. Gonçalves: Esse é um dos sobrenomes marcantes, com origem no germânico “Gundisalvus”, que significa “guerreiro lutador”. Dessa forma, pode ter surgido como uma referência a uma pessoa que tinha habilidades de combate ou mesmo como uma homenagem a um ancestral guerreiro.

6. Monteiro: Quer dizer “caçador” e tem origem no latim “montarius”. É um sobrenome bastante comum em Portugal e no Brasil. É uma referência a uma pessoa que exercia a profissão de caçador, ou mesmo à família que era proprietária de terras para a caça.

7. Rocha: Vem do latim “rocca”, que significa “rocha”. É um sobrenome bastante comum em Portugal e no Brasil. Além disso, pode ter surgido como uma referência a uma pessoa que habitava ou trabalhava em um local rochoso, ou mesmo à família que era proprietária de uma dessas regiões.




Voltar ao topo

Deixe um comentário