A Anvisa emitiu um alerta na quarta-feira (5) após identificar frascos de Botox falsificados que estavam sendo comercializados no Brasil. De acordo com a agência, os medicamentos falsificados continham uma “falsa descrição de conteúdo” e apresentavam embalagens escritas em turco, além de prazos de validade diferentes dos originais.
Leia também: Anvisa encontra falha grave em marca famosa que pode por tudo a perder
Os frascos denunciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são do lote C6835C3 da toxina botulínica A, com prazo de validade para dezembro de 2024.
Por conta de inconsistências na embalagem do produto, os fiscais da Anvisa entraram em contato com a Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., empresa que detém o registro do Botox no Brasil.
A empresa informou que o lote C6835C3 original foi comercializado na Turquia, com prazo de validade para dezembro de 2023, mas que não houve importação para o Brasil. A empresa ainda afirmou que os frascos falsos não são fabricados pela Allergan.
Além do alerta, Anvisa realiza apreensão dos frascos de Botox falsificados
Após a constatação dos frascos falsificados, a Anvisa determinou a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso do lote C6835C3.
A agência alerta ainda que o uso de produtos falsificados pode representar um risco à saúde e recomenda que os pacientes verifiquem a embalagem do produto antes de fazer a aplicação. A Anvisa também destacou que está trabalhando em conjunto com as autoridades competentes para identificar a origem dos frascos falsos.
A venda de produtos falsificados é um problema recorrente no Brasil e, no caso de produtos de saúde e estética, pode colocar a vida das pessoas em risco. O comércio ilegal de medicamentos é uma prática criminosa que pode causar danos à saúde e até mesmo levar à morte.
Teve contato com este ou outro produto falso? Saiba como fazer uma denúncia para a Anvisa:
- Acesse o site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br
- No canto superior direito da página inicial, clique em “Fale Conosco”.
- Selecione a opção “Denúncia”.
- Preencha o formulário com as informações necessárias, como seu nome completo, endereço de e-mail, telefone e descrição detalhada da denúncia.
- Certifique-se de fornecer todas as informações relevantes sobre a denúncia, como nome do produto ou empresa, localização, data e hora do incidente, e quaisquer outras informações que possam ser úteis para a Anvisa investigar.
- Após enviar sua denúncia, você receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento do processo.
- Também é possível fazer a denúncia por telefone, através do número 0800 642 9782, ou presencialmente em uma das unidades da Anvisa.