Agora é o oficial! O novo teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira, 30. Agora, o limite para empréstimo com desconto em folha passa a ser de 1,97%. Já as taxas de juros do cartão de crédito podem chegar a até 2,89%.
Leia mais: Pelo menos 5 bancos anunciam retomada do crédito consignado do INSS
Os novos valores tiveram definição pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em comum acordo com as instituições financeiras.
Entenda o caso
No dia 13 de março, o CNPS tinha definido outras taxas máximas para os juros: 1,70% para consignado e 2,62% para operações de cartão de crédito. Por isso, o empréstimo consignado do INSS ficou suspenso em diversos bancos por quase duas semanas.
Sobre o recuo do governo federal e elevação da taxa que tinha ido para 1,70%, Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, afirmou, por exemplo, que a ação foi necessária para garantir o empréstimo consignado para beneficiários do INSS. “Continuo achando a taxa alta, mas a gente tem que fazer o que é possível, nem sempre o que a gente quer”, completou o ministro.
Ao mesmo tempo, o plenário então deliberou a criação do processo de realização em até 60 dias dos grupos de trabalho. Eles devem tratar da operação de cartão de crédito consignado e endividamento.
Retomada
Por fim, com o reajuste da taxa de juros, pelo menos cinco bancos retomaram a concessão do empréstimo. Dentre eles, estão a Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Banco Pan.
O que é o crédito consignado
O crédito consignado do INSS é uma modalidade de empréstimo pessoal destinada a aposentados e pensionistas do INSS. Nesse tipo de crédito, as parcelas são descontadas diretamente do benefício do INSS, reduzindo o risco de inadimplência.
As taxas de juros do crédito consignado do INSS são menores do que as de outras modalidades de empréstimo, o que torna essa opção uma alternativa mais vantajosa para quem precisa de dinheiro rápido.