Após a SHEIN anunciar recentemente que pretende investir R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos, com a expectativa de gerar cem mil empregos, empresas concorrentes já estão se movendo para não ficar para trás no setor de logística. A impressão é que a repercussão do anúncio chamou atenção da gigante argentina, Mercado Livre.
Leia mais: Pode preparar o currículo: Mercado Livre anuncia 5.700 vagas para este ano
A companhia informou que pretende abrir 5.800 vagas no país, tornando o Brasil o líder no ranking de lugares com mais oportunidades ofertadas pela empresa.
Anteriormente, o posto era ocupado pelo México, com 5.350 vagas. Com a abertura de 13 mil novos cargos na América Latina, o número de funcionários saltará para 53 mil. Durante o anúncio, o diretor de Recursos Humanos do Mercado Livre, Sebastian Fernandez Silva, explicou que a decisão foi tomada com cuidado.
Também ressaltou que durante os seus dez anos na empresa, nunca viu o quadro de colaboradores reduzir.
Sistema de logística do Mercado Livre receberá grande reforço
A maioria das vagas são destinadas à área de logística. Ao todo, são 11 mil postos de trabalho para esse setor. A empresa também está buscando profissionais da tecnologia e diversos outros colaboradores que integrarão equipes diversificadas. Outros países, como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, também contarão com uma grande quantidade de vagas disponíveis em breve.
Além das vagas distribuídas em diversas equipes atuantes no Brasil, a organização quer atingir a meta de ampliação do serviço de entregas com prazos de um dia, uma vez que esse recurso ainda não abrange todas as regiões do país.
Com essas ações, é possível notar que o investimento na rede de logística é o foco do Mercado Livre. A estratégia, segundo eles, é fortalecer a parte de entregas para deixá-la cada vez mais rápida e barata para os consumidores da plataforma. O e-commerce afirmou que irá aplicar R$ 19 bilhões para que a meta estabelecida seja alcançada.
Atualmente, o marketplace é o maior da América Latina, reunindo milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços em tempo real.